Inaugurada a Primeira Ponte Construída por uma Impressora 3D

Mês passado a Holanda, famosa por seus belos moinhos de vento, ganhou mais uma construção da qual pode se orgulhar: a primeira ponte construída inteiramente por uma impressora 3D.

O projeto, idealizado e executado por uma parceria firmada entre uma construtora privada e a Universidade Técnica de Eindhoven, conseguiu vencer um vão de 8 metros de extensão entre duas estradas sobre uma vala d’água no vilarejo de Gemert, no sudeste do país, e levou três meses para ser concluído.

Com uma largura de 3,5 metros a ponte teve suas partes confeccionadas nos laboratórios da própria Universidade, onde os pesquisadores foram capazes de elaborar uma metodologia para incorporar cabos de aço na estrutura, fundamentais para suportar os esforços de tensão, enquanto a impressora colocava as tiras de concreto.

A ponte, construída a partir de concreto protendido e reforçado, com cerca de 800 camadas, tem capacidade para suportar cargas de até duas toneladas, equivalente ao peso de quarenta caminhões mas, por enquanto, está reservada ao fluxo de ciclistas.

Vale ressaltar que, com as técnicas empregadas na construção da ponte, não há desperdício de concreto já que a impressora deposita o mesmo apenas onde é necessário o que, por consequência,  reduz a emissão de CO2 – já que a produção de cimento é uma das principais responsáveis pela liberação do mesmo – e há um ganho na logística pois a redução do volume de concreto diminui o peso das peças e as tornam mais fáceis de serem carregadas.

Outra vantagem da técnica de construção com impressoras 3D é a facilidade de modelar qualquer forma em vista dos métodos convencionais que usam a aplicação de formas. A velocidade de execução também é um ponto positivo, uma vez que, sem a necessidade da utilização de formas e de instalar separadamente as armações de aço a conclusão pode chegar a ser três vezes mais rápida.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Uma start-up holandesa também vem trabalhando na impressão de uma ponte construída inteiramente em aço inoxidável, que será instalada sobre um canal em Amsterdã no próximo ano.

Fontes: Techbische Universiteit Eindhoven, DW, ISTOÉ, TECMUNDO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s