Dia 20 de Novembro, dia da Consciência Negra

É inegável que o preconceito racial existe desde longa data, principalmente no Brasil, país escravocrata. A história do povo africano, sempre envolvida com muita luta e resistência teve seus destaques, foi o caso de Zumbi.

Zumbi era líder do Quilombo dos Palmares, refúgio este que foi considerado o maior na história da escravidão do Brasil. Ele lutava pela liberdade e valorização da cultura de seu povo. Em 20 de Novembro de 1965 ele foi morto, defendendo sua comunidade. Desta maneira, em 2003, foi definido o dia da Consciência Negra, com objetivo de proporcionar reflexão sobre a história e importância da cultura africana, assim como o impacto que deixaram na identidade de cultura brasileira.

zumbi

Figura 1 – Zumbi dos Palmares

O feriado no dia 20 de Novembro é facultativo, ou seja, a cidade opta por paralisar as atividades ou não. Mas, independente da adesão ao feriado, vale sempre relembrar as contribuições da cultura africana em nosso dia a dia. Dentre essas pode-se citar:

  • Capoeira: Arte Marcial Afro-brasileira;
  • Culinária: Feijoada, Vatapá e Acarajé;
  • Instrumentos: Afoxé, Berimbau e Agogô;
  • Religiões: Candomblé e Umbanda

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

No que diz respeito aos negros na engenharia tem-se Enedina Alves Marques, como a primeira mulher negra a se formar em engenharia, estado do Paraná. Já o primeiro homem negro a se tornar engenheiro foi André Rebouças, no Rio de Janeiro. Atualmente a porcentagem de negros em universidades é de 12,8%.

WhatsApp Image 2017-11-23 at 13.58.33

Campanha da UFJF no dia da Consciência Negra

 

É preciso uma pausa para reflexão sobre as condições do negro na sociedade, reflexos do período da escravidão, saber entende-las e respeitá-las. No dia da consciência negra e em todos os outros dias é preciso saber que somos todos iguais!

“Empatia: Que tomemos consciência da importância da força dos negros na formação da sociedade em que vivemos, e que essa consciência incentive o respeito, a empatia e a igualdade.”

Anúncios
Postado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s