Trabalhando com o tempo e não contra ele

Quando escutamos alguém falar sobre aumento de produtividade, render mais nos estudos, organizar o trabalho e demais tarefas cotidianas, logo vem à mente otimização (leia-se ganho de tempo) e é exatamente sobre isso que será esse post.

Com o dia corrido e muitas tarefas anotadas em cadernos, Post It, Bullet Journal, ou quaisquer outras formas de organização, fica complicado controlar o tempo gasto em cada atividade e nem sempre é possível terminar tudo que foi planejado para aquele dia. Muito tempo é desperdiçado conferindo mensagens em redes sociais ou distraindo-se com alguma outra coisa.

Visando administrar o tempo a seu favor e estabelecer o foco, te apresentamos:

Pomodoro!

Pomodoro technique

Imagem: Timer Pomodoro – “tomate” em italiano

Essa técnica foi criada pelo italiano Francesco Cirill, para gerenciamento de tempo. Consiste em um timer de cozinha em formato de tomate. Então ajusta- se o tempo para 25 minutos de trabalho sem interrupções e por conseguinte, 5 minutos para relaxar. Depois de quatro blocos de tempo (pomodoros), uma pausa de 30 minutos é dada. Então todo processo se repete até que as atividades sejam finalizadas.

A boa notícia é que você não precisa exatamente de um timer de cozinha, existem aplicativos gratuitos de “Pomodoro” que possuem essa função. Além disso o tempo de trabalho não precisa ser necessariamente de 25 minutos e o de pausa 5. Pode-se ajustar o timer conforme seu ritmo e gosto pessoal. Com o passar do tempo você conhecerá seu modo de trabalho e estudos.  Mas cuidado, tente não ultrapassar 50 minutos de pomodoro. Segundo neurocientistas sua concentração diminui drasticamente após esse tempo de trabalho sem pausa.

Uma peculiaridade desse método é que você não deve parar de modo algum o que está fazendo, a não ser que seja algo muito urgente!

Exemplos de coisas URGENTES: a casa pegando fogo, sua mãe chamando ou o chefe ligando. Nesse caso você deve cancelar o Pomodoro, anotar as interrupções e recomeça-lo depois.

Exemplos de coisas NÃO urgentes: conferir redes sociais, assistir série ou ficar navegando aleatoriamente por sites que não têm relação com o que você está fazendo. Caso se lembre de algo que precise fazer, anote numa lista de atividades não-planejadas.

Gostou do método? Se você quer testa-lo, faça o download do Brain Focus, por exemplo. Ele é um aplicativo gratuito de técnica pomodoro. Você pode programa-lo para desligar seu Wi-Fi e outros sons durante o tempo de trabalho. Quando chega a hora da pausa ele religa automaticamente essas funções (as mensagens começam a chegar naturalmente). É como uma recompensa por você ter ficado um tempo X com foco total na atividade. Além disso, é possível adicionar tarefas dentro do aplicativo e ver quanto tempo você já dedicou em cada uma.

Muita informação? Então vamos organizar passo a passo:

1. Organize sua lista de atividades.

2. Baixe algum aplicativo Pomodoro ou tenha em mãos um timer/ cronômetro.

3. Ajuste o alarme para 25 minutos.

4. Comece! A cada vez que seu Pomodoro tocar faça uma pausa de 5 minutos.

5. A cada quatro Pomodoros faça uma pausa de 30 minutos e não 5.

6. Faça uma atividade por vez.

7. Faça as atividades não planejadas por ordem de prioridade.

8. Aproveite a sensação de realizar suas tarefas e trabalhar com o tempo a seu favor.

Mais sobre Pomodoro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s