Demolição invisível: prédio japonês “encolhe” 2 andares em 10 dias

A vida útil das edificações é um aspecto que deve ser levado em conta já na etapa de projeto da obra. Com o passar do tempo, antigas construções são demolidas e novas as substituem, alterando a paisagem urbana e contribuindo para o desenvolvimento local. No Brasil, ao se tratar de demolição, pensa-se primeiramente em poeira, entulho e muito barulho. Mas, será que a associação desses termos às demolições são feitas em todos os países? Há outras técnicas eficientes e menos poluidoras?

No Japão, a técnica “Taisei Ecological Reproduction System” permite a demolição interna de edifícios, sendo feita de maneira silenciosa e com impacto ambiental reduzido em comparação aos métodos mais usuais de demolição. Essa técnica passou a chamar atenção após um edifício de 139 metros de altura (40 andares) encolher gradativamente em Tóquio, no Japão. Em 6 meses, o Grand Prince Hotel Akasaka, construído na década de 80, foi completamente demolido.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

O processo de demolição se inicia com a instalação de uma cobertura no topo do prédio (uma espécie de chapéu), que impede com que a poeira e o ruído se espalhem. Essa cobertura possui colunas removíveis, que são incorporadas à estrutura original. Assim, as máquinas começam a fazer o trabalho de demolição, andar por andar. A estrutura removível é abaixada por macacos hidráulicos e os resíduos são retirados por guindastes. Nesse processo, gera-se energia para funcionamento de outros equipamentos.

Fonte: Folha de São Paulo

Além da diminuição dos ruídos, esse processo é mais ecológico no aspecto de separação dos materiais, que é feito de acordo com a política de reciclagem do Japão. Práticas como essa mostram o quanto a Engenharia vem se desenvolvendo ao redor do mundo, cabendo ao Engenheiro Civil conhecer e se adequar às novas técnicas do mercado. Além disso, vê-se que o emprego de práticas como essa ainda é muito limitado no Brasil, mas precisa ser difundido o quanto antes, gerando praticidade e, principalmente, ganhos ecológicos.

10

Fonte: BDE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s