A arte urbana de Kobra

Eduardo Kobra, paulistano de 41 anos de idade, iniciou sua carreira nas ruas da periferia de São Paulo em 1987 como pichador artístico. Ao longo dos anos, à medida que seu talento e viés social eram reconhecidos, passou a ser considerado muralista. Sua arte reflete a cultura de onde está inserida e passa mensagens de respeito e tolerância.

O muralista faz uso de diferentes recursos, dependendo do tipo de obra que pretende criar. O minimalismo geométrico colorido para criar faces e cenas é uma das mais conhecidas e aclamadas pelos fãs; a riqueza dos traços e cuidado na seleção dos elementos são o que tornam o grafite tão especial. Outra modalidade praticada por Kobra é a pintura em 3D, por meio de jogos de luz e sombra, ele consegue criar uma poderosa ilusão de ótica que deixa o público de queixo caído; geralmente executadas no chão, essas pinturas permitem uma interação fantástica.

Em 2011, foi premiado no Sarasota Chalk Festival, o maior festival de arte tridimensional do planeta. Desde essa época em que seu traço começou a ser reconhecido mundo a fora é praticamente impossível você não ter visto nenhuma de suas obras, seja na internet ou nas ruas mesmo. Kobra ganhou reconhecimento nacional e seus trabalhos estão espalhados por todo o Brasil em lugares marcantes e com homenagens e mensagens sensacionais. Aos poucos, seu talento chegou ao ouvido de pessoas do exterior e ele, desde então, faz trabalhos internacionais em países como Inglaterra, França, Itália, Suécia, Polônia e Estados Unidos.

No Brasil, estas são umas de suas obras mais aclamadas, estando nesse hall o painel “Etnias” do boulevard olímpico do Rio 2016 , considerado o maior mural já feito até então. Durante setenta dias de trabalho, foram gastos 1890 litros de tinta branca para regularizar a base e 2800 latas de spray.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Suas obras ao redor do mundo reproduzem momentos históricos, homenageiam figuras públicas e mandam mensagens contra o ódio e a violência. Incorporadas às cidades, são parte viva do turismo e é impossível passar perto de um mural sem se encantar e tirar uma foto.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O trabalho de Eduardo continua a crescer, tomando proporções astronômicas e deixando todos boquiabertos e reflexivos sobre a realidade ao redor de todo o mundo.

Fontes:

Eduardo Kobra

Dionisio Arte

Anúncios
Postado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s