XVI InterPET/GET

19146044_1441313602653309_8994133069151619654_n

No último sábado, primeiro de julho, ocorreu na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora, a 16ª edição do InterPET/GET. O evento contou com a presença de 150 petianos e getianos, sendo, com isso, os 16 grupos da instituição representados.

Na mesa de abertura estavam presentes a Vossa Magnificência Reitor Marcus Vinicius David, a Gerente dos Programas de Graduação da UFJF e Presidente do CLAA, Edna Souza, a petiana Christinny Garibaldi (PET FACOM) e a getiana Laura Matos (GET Engenharia de Produção), sendo dada a abertura oficial do evento.

19554569_1463805613737441_6872450314377696795_n

Mesa de Abertura do XVI InterPET/GET

Na sequência, teve a palestra “História dos PET’s e GET’s na UFJF”, ministrada por Francisco José Gomes (Chico – Tutor do PET Elétrica de 1992 a 2016). Nessa, o professor relata não só a história dos grupos, como também a do evento, além de mostrar experiências e dar ótimas ideias para manter a rica memória do programa dentro da universidade, como, por exemplo, a criação de um museu virtual com produções dos grupos.

Por seguinte, ocorreu a mesa de discussões “Atribuições do CLAA”, que contou com os seguintes componentes: Gabriel Ferreira (Representante Discente – PET FACOM), Ludmila (Representante Docente – PET FAEFID), Maria Helena (Representante Docente – GET ESA) e novamente, Edna Souza. A ocorrência dessa explanação, foi de extrema importância para o conhecimento de todos os petianos e getianos acerca do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação e suas responsabilidades.

19511298_1463808107070525_5096475980234692436_n

O Pró-Reitor Adjunto de Graduação, Professor Cassiano Caon Amorim, trouxe a palestra “CONGRAD e relação com o Programa de Educação Tutorial”. Com isso, os alunos puderam entender melhor a hierarquia política de todo o programa, não só do PET, que é um programa do MEC, como do GET, que é institucional.

Após o almoço, o evento retornou com as apresentações de trabalhos. O objetivo era cada grupo apresentar, de forma sucinta, alguma atividade que desenvolve, no intuito de compartilhar experiências e permitir que os grupos se conheçam e interajam melhor. O PET Civil, por exemplo, apresentou sua tradicional atividade (realizada há oito anos), que são os “Aulões”.

WhatsApp Image 2017-07-03 at 23.12.18

Os grupos de discussões foram proveitosos, fazendo com que ideias, críticas e troca de conhecimentos fossem melhor formuladas, para que, após o evento, seja possível o feitio de um planejamento e execução desse, tanto em atividades restritas a cada grupo como em ações conjuntas. Os temas abordados foram escolhidos tentado explorar a maior gama de assuntos pertinentes possível. Os temas abordados foram: “Atual contexto político e sua interferência nos grupos”, “O retorno dos grupos para a sociedade”, “Proposta de integração e continuidade de projetos entre PETs e GETs”, “Relação dos grupos com colegiados, segmentos acadêmicos e egressos”, além, é claro, da tradicional reunião de tutores. Todos os assuntos discutidos nos GDTs foram levados ao conhecimento dos participantes na “Discussão dos temas tratados”.

Ocorreu ainda, durante todo o evento as eleições dos membros discentes do CLAA. Optou-se por fazê-la por meio de cédulas, de forma física, para que os próprios envolvidos (getianos e petianos), fossem os eleitores.

O evento encerrou-se com uma confraternização, de modo a proporcionar a diversão e a interação dos participantes, que são de grupos (PET’s e GET’s) e cursos diferentes, resultando em um ótimo networking.

WhatsApp Image 2017-07-03 at 22.36.46

O PET Civil UFJF agradece à comissão organizadora por todo o evento, estava tudo maravilhoso. E deseja que a união construída nesse evento, assim como as brilhantes ideias se mantenham e sejam colocadas em prática.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s