Eurotúnel: grandiosidade por trás do maior túnel submarino do mundo

    Um túnel submarino ligando duas grandes potências mundiais, Inglaterra e França, não poderia deixar de contar no seu currículo com surpreendentes números que provam sua grandiosidade e importância no cenário mundial e principalmente na história da Engenharia. É a forma mais rápida de se atravessar os dois países, levando em conta o deslocamento total e o tempo desprendido para tal.

350px-Course_Channeltunnel_pt

    São 50,5 km de extensão, construídos durante quase 7 anos. É o terceiro maior túnel ferroviário do mundo. A peculiaridade dessa obra justifica os valores altíssimos gastos, um total de 9 bilhões de libras, 700 vezes o valor gasto na construção da Golden Gate.

    Foram usadas tecnologias sísmicas, como estudos geológicos, com sonares, radares, perfurações e explosões de dinamite, procurando o trajeto mais seguro para o túnel. Para a perfuração foram usadas máquinas TBM (Tunnel Boring Machine), sendo  elas multifuncionais, já que abriam o túnel, retiravam a terra e escoravam as paredes com concreto.

tbm

    O túnel foi revestido com um anel pré-moldado de concreto, tendo sido usado cimento líquido em algumas partes. Os principais materiais empregados foram cimento armado e aço. A temperatura no interior dos túneis é mantida apropriada pelos encanamentos de água fria que controlam o calor provocado pelo atrito dos trens. A pressão do ar é aliviada pelos dutos presentes.

thumb

    São três túneis, dois usados para a circulação dos trens e um usado na manutenção e em caso de evacuação de emergência. Eles são interligados por toda sua extensão. O trabalho começou simultaneamente em cada extremidade, levando três anos para que as máquinas se encontrassem no meio do canal.

eurotunel_041

    A Sociedade Americana de Engenheiros Civis declarou o túnel uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Fonte: Mundo Estranho,  FPCAD,

Anúncios
Postado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s