IV Concurso de Pontes de Papel das Escolas Públicas

Mais uma edição do Concurso de Pontes nas Escolas Públicas foi concluída! Como era de se esperar, a bagagem de experiências do grupo PET Civil UFJF ficou ainda mais cheia. Mas, o que não se esperava era o total envolvimento da comunidade da Zona Norte, que abrilhantou o concurso. Mais uma vez, a realização do concurso se deu pela parceria com a empresa ArcelorMittal e o Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora.

ponte escolas.jpg

Participantes no Centro de Ciências após o 1º dia de montagem

Participaram dessa edição 11 equipes de escolas municipais da zona norte e uma da zona rural de Juiz de Fora. Cada equipe era composta por 6 alunos de 9º ano do ensino fundamental. As escolas municipais participantes foram: Álvaro Lins (São Judas Tadeu); Engenheiro André Rebouças (Milho Branco); Antônio Carlos Fagundes (Francisco Bernardino); Professora Áurea Nardelli (Vila Esperança); Carlos Augusto de Assis (Barreira do Triunfo); Carlos Drummond de Andrade (Nova Era); Cecília Meireles (Nova Era); Gilberto de Alencar (Náutico); Henrique José de Souza (Cidade do Sol); Jerônimo Vieira Tavares (Dias Tavares); Núbia Pereira de Magalhães (Santa Cruz); Padre Wilson (Igrejinha).

O Concurso teve início com a ida dos petianos até as escolas, onde foram criadas as equipes de 6 integrantes. Cada equipe contava com um líder, para o qual foram passadas todas as instruções quanto a montagem das pontes. A montagem foi feita nos dias 06 e 07 de junho, no recém-inaugurado Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os alunos contaram com a supervisão dos integrantes do PET Civil para a confecção das pontes. No dia 10 de junho, ocorreu a cerimônia de ruptura das pontes, na praça CEU, em Benfica. A equipe vencedora seria aquela cuja a ponte aguentasse o maior peso.

20170610_084446

Pontes das equipes participantes

Muitos alunos que estavam participando da montagem nunca haviam ido à UFJF, nem haviam participado de eventos fora de suas respectivas escolas. O semblante de muitos deles era de admiração e orgulho no trabalho que estavam desenvolvendo. Atividades como essas mostram para o grupo PET Civil a importância de atuar além dos portões da universidade.

WhatsApp Image 2017-06-13 at 11.41.04 (1)

Cerimônia de Ruptura, Praça CEU

A cerimônia foi marcada por muita expectativa e emoção por parte de todos os presentes. Muitos alunos, familiares, professores e diretores acompanharam a última fase do concurso, que contou com sorteios, além do conhecimento dos vencedores do concurso. Estiveram presentes, também, os representantes da empresa ArcelorMittal, do Centro de Ciências da UFJF, da Secretaria Municipal de Educação e da Praça CEU.

WhatsApp Image 2017-06-13 at 11.41.04

Representantes dos patrocinadores do evento com o tutor do PET Civil

Ao ser chamada para a ruptura de sua ponte, cada equipe passava por momentos de muita tensão, torcendo para que a ponte aguentasse o máximo possível. Os participantes chegaram a ficar de mãos dadas, outros rezaram e outros nem queriam ver. Era muita emoção!

WhatsApp Image 2017-06-13 at 11.41.03

Equipe apreensiva na ruptura da ponte

As equipes vencedoras do concurso foram:

  1. Padre Wilson (Igrejinha) – 6,108 kg;
  2. Carlos Augusto de Assis (Barreira do Triunfo) – 6,048 kg;
  3. Carlos Drummond de Andrade (Nova Era) – 5,752 kg.

O trabalho foi bem aceito por toda a comunidade, e a repercussão foi grande em toda a cidade. Várias matérias foram feitas por jornais da cidade:

WhatsApp Image 2017-06-13 at 11.42.36 (1)

Selfie com os participantes e organizadores do Concurso

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s