Stad Ship Tunnel: O primeiro túnel para navios do mundo!

Stad Ship Tunnel, em sua tradução, refere-se ao túnel que, em futuro bem próximo, será caminho das grandes embarcações que desejam navegar pelo Mar de Stadhavet, na Noruega. Embora existam túneis similares, como Canal do Midi, na França, nenhum destes se equiparam ao porte e infraestrutura de tal empreendimento.

Canal do Midi

Canal do Midi, França

maxresdefault

Projeto Stad Ship Tunnel, Noruega

 

 

  • Custo/ Projeto:

 

O projeto está orçado em 300 milhões de euros, o que resultaria em aproximadamente 1 bilhão de reais (tomando 1 euro = 3,5 reais). A previsão é de que a obra dure por volta de 3 a 4 anos.

É esperado, portanto, que o túnel tenha acesso diário de 90 embarcações, e a partir de cobranças de pedágio, o valor investido possivelmente retornará em 5 anos.

 

  • Obra/ Infraestrutura:

A obra é estimada para receber navios de grande porte. O túnel possuirá 49 metros de altura, sendo 12 desses abaixo da linha d’água. Em relação à largura, ele conta com um vão de 36 metros. Por fim, sua extensão total será de 1,7 km.

 

 

As técnicas a serem utilizadas não se destoarão das já empregadas na construção de ferrovias e rodovias. Para a escavação, tuneladoras subaquáticas. Logo em seguida, jateamento de concreto e revestimento com peças pré-fabricadas do mesmo. Por questões ambientais, dinamites não serão utilizadas para retiradas dos 3 milhões de metros cúbicos de rocha.

 

  • Motivações/ Benefícios:

 

O anseio principal por este túnel se consiste na necessidade de um trajeto mais seguro ao se percorrer o Mar de Stad, conhecido pelos seus ventos fortes e águas traiçoeiras, cenário este que foi palco de muitos desastres. Garantindo assim a melhoria na segurança dos navegadores, o túnel estimulará uma das principais atividades econômicas do país: a pesca! Além de, por conseguinte, fomentar o aumento do turismo na região.

O último aspecto é confirmado na fala do gerente de projetos, Terje Andreassen: “ Em uma paisagem tão delicada, o túnel tem que ser mais do que uma simples intervenção na natureza. Iremos colocar muitos esforços para torná-lo esteticamente atraente. ”

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quer conferir ainda mais informações sobre essa magnífica construção?
Assista ao seguinte vídeo!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s