Engenheiros da Marinha

Uma das maiores dúvidas assim que concluímos a graduação é o que vamos fazer. Isso é válido em qualquer curso, de qualquer área. Os fatores realmente decisivos nessa escolha são as opções e as metas, objetivos e sonhos de cada um. A Engenharia Civil é um curso que oferece tantas opções de carreira que faz com que a decisão seja mais difícil ainda. O objetivo deste texto é expor uma carreira muito fascinante que um engenheiro civil pode optar por seguir, sendo que muitas vezes não se há conhecimento do que faz um engenheiro da marinha e o que é preciso para se tornar um.

rtemagicc_marinha_05

O Corpo de Engenheiros da Marinha (CEM) destina-se ao preenchimento de cargos e funções relativos à aplicação de conhecimentos específicos, necessários às atividades de manutenção e reparo dos meios existentes e ao desenvolvimento e projeto de novos meios, além das atividades inerentes à carreira militar. É o Corpo de Oficiais que gerencia e conduz as atividades de pesquisa, desenvolvimento, manutenção e projetos de meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais e seus equipamentos, além de realizar outras atividades específicas de cada especialidade na área de Engenharia.

O concurso público de 2017, ofereceu 4 vagas para a profissão de engenheiro civil, contando com outras 58 vagas para mais doze cursos de engenharia e 2 para o curso de arquitetura e urbanismo.

O concurso é constituído das seguintes etapas:

1. Prova de Conhecimentos Profissionais composta de duas partes: a primeira com 20 questões objetivas e a segunda com 10 questões discursivas, além da redação e a tradução de texto de inglês técnico (eliminatórias). Só realizarão a segunda fase os candidatos que forem aprovados na primeira.

2. Eventos complementares (eliminatórios):

  • Inspeção de Saúde (IS);
  • Testes de Aptidão Física (TAF) – natação e corrida;
  • Verificação de Dados Biográficos (VDB)– Fase preliminar;
  • Prova de Títulos.

3. Curso de Formação de Oficiais composto por:

  • Período de Adaptação (eliminatório);
  • Verificação de Documentos (eliminatório);
  • Verificação de Dados Biográficos (eliminatório);
  • Avaliação Psicológica (eliminatório);
  • Curso de Formação propriamente dito (eliminatório e classificatório).

Durante o curso realizado anualmente de março a dezembro, o aluno, no posto de Guarda-Marinha, recebe o soldo de R$6.625,00. Esse tem as seguintes vantagens nesse posto: auxílio para aquisição de uniformes; assistência médico-hospitalar; alojamento e alimentação, entre outros benefícios.

Após a aprovação no curso de formação, o aluno é nomeado Oficial da Marinha do Brasil, passando a ocupar o posto de Primeiro-Tenente, com vencimentos mensais de cerca de R$9 mil, já contando com adicionais, sendo indicado para o exercício de funções em Organizações Militares Industriais, de Ciência e Tecnologia e em Organizações de Controle e Supervisão Técnica.

Tem-se, ainda, a oportunidade de participar de projetos de ponta, como o Programa Nuclear da Marinha, tanto na área de desenvolvimento de combustível, quanto na área de reatores, além do Projeto de Desenvolvimento, Construção, Operação e Manutenção de Submarinos, inclusive o de Propulsão nuclear, com cursos e estágios no Brasil e no Exterior.

20131220110518_sao

Dentre os benefícios da Carreira Naval destaca-se a perspectiva de crescimento profissional ao longo da carreira, estabilidade após cinco anos de serviço, plano de carreira bem definido, com possibilidade de ascensão contínua com aumento de salários proporcionais. Optando por escolher essa carreira, não há exigência de experiência anterior, salário inicial compatível com o mercado e assistência médico-hospitalar para si e para seus dependentes em instalações exclusivas da Marinha.

Fonte: Corpo de Engenheiros da Marinha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s