Recordar é viver: 10 anos PET Civil UFJF

Uma grande história se iniciava há 10 anos atrás. Uma história de muita dedicação, esperança, trabalho, comprometimento, amor. Desde 2007, cada um que fez parte desse grupo, seja como membro, tutor ou participante de nossos eventos, tem em sua memória uma ou mais lembranças de momentos que agregaram em muito para sua formação profissional e pessoal. O PET Civil tem por objetivo proporcionar o crescimento de toda a comunidade acadêmica e, quando percebemos que esse objetivo tem sido cumprido, há um mix de alegria, satisfação e esperança. Esperança de provocar mudanças mais impactantes e que ajudem a melhorar ainda mais nosso curso, nossa faculdade e por que não nossa cidade, nosso país? Com certeza ainda há muito trabalho a ser feito. Não podemos desanimar e, sem dúvidas, nossa história é um dos fatores que nos inspira a continuar.

Nesse novo post em comemoração aos 10 anos, convidamos você para embarcar numa viagem que teve início em agosto de 2007.

18033935_1309556162446106_2899441686262329920_n

Quem esteve presente durante todo esse tempo? Tivemos, até então, três tutores: Flávio Barbosa, Michèle Farage e Marconi Moraes (atual). Perdemos as contas do número de petianos que já passaram por aqui, mas reconhecemos a importância de cada um para construir essa história.

Como pensar em PET Civil e não lembrar dos tradicionais Concursos de Ponte de Papel? É praticamente um romance de Romeu e Julieta. Em todos esses anos, muitos alunos participaram desse evento que movimentou e ainda movimenta toda a comunidade acadêmica. Além de proporcionar a experiência do trabalho em equipe, esse concurso permite que o aluno aplique, na prática, os conceitos aprendidos em sala de aula. Nesse ano de 2017, vamos para a XIII edição do concurso. Olhe quantos momentos bons já passamos nos concursos:

Ainda relacionado a pontes de papel, começamos a trabalhar com um público diferente: alunos de ensino médio e fundamental de escolas públicas. Aprendemos muito e pudemos passar um pouco do que é Engenharia Civil para eles. Aproximar a comunidade e a universidade é um desafio do nosso grupo; e muito tem sido feito pra ampliar e aprimorar projetos como esse.

Aconteceu há pouco tempo, mas já é mais um marco do PET para a Faculdade de Engenharia. Alunos de todos os cursos da Faculdade, além de alunos da Arquitetura, abraçaram o Concurso Mola, idealizado pelo petiano egresso Matheus Saggioro. Contamos, meses depois, com a presença do próprio idealizador do concurso. Foi gratificante esse reconhecimento. O sucesso foi tanto que essa semana estaremos realizando a segunda edição do concurso. Você pode ficar por dentro aqui.

Mas o PET é só concurso? Não. Há muito mais do que concursos. Nossos aulões têm sido sucesso para todos os alunos do Instituto de Ciências Exatas. Receber mensagens como “vocês vão dar aulão de Física 1 também?” mostra a importância desse grupo para a comunidade acadêmica.

Além do sucesso dos aulões, proporcionamos muitas visitas técnicas ao longo desses anos, levando aprendizagem para além da sala de aula.

Não podemos falar de história do grupo sem lembrar dos inúmeros eventos que participamos por esse Brasil a fora. São momentos em que percebemos do que fazemos parte, proporcionando muita união e força de vontade ao grupo.

Não é o objetivo inserir 10 anos de história em um só post, mas mostrar um pouco de tudo o que fizemos e fazemos nesse tempo. Nesse ano de comemorações, convidamos para que você possa comemorar com a gente!

Evento de 10 anos do PET Civil UFJF (10 a 12 de maio): aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s