10 anos do PET Civil UFJF

O Programa de Educação Tutorial

Criado em 1979, o Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa do governo federal brasileiro de estímulo à pesquisa, extensão e educação universitárias. O programa é subordinado à Secretaria de Ensino Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC). O PET possui por objetivo oferecer uma formação ampla articulada e eficiente, tendo como filosofia o desenvolvimento acadêmico e ético dos bolsistas e também do curso do qual ao grupo faz parte.

Os grupos do Programa de Educação Tutorial são formados por 12 alunos bolsistas, 6 voluntários e um professor tutor. Grupos PET podem ser de quaisquer cursos, de instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o país. Atualmente, existem cerca de 800 grupos, totalizando quase 10.000 membros entre alunos e tutores (chamados petianos). Para participar, é necessário que o aluno mantenha o histórico escolar livre de reprovações, o que faz do PET um programa de excelência acadêmica. Ainda, ao realizar as atividades do grupo, os petianos desenvolvem uma ampla gama de habilidades: trabalho em equipe, iniciativa, proatividade, comunicação em público, entre outros.

O Grupo PET Civil UFJF

O Grupo PET Civil- UFJF foi criado em 2007 por iniciativa dos professores Flavio Barbosa e Michèle Farage, e desde então vem provando sua importância para o curso de Engenharia Civil. Nossas ações não visam apenas o desenvolvimento pessoal, mas a construção de uma mentalidade que vise impactar todos ao nosso redor, incluindo, assim, alunos, professores e comunidade externa. Nossa principal atividade, o Concurso de Pontes de Papel, é tradição absoluta na Faculdade e já se encontra em sua 13ª edição, a ser realizada em Outubro desse ano. A visibilidade que o evento possui é muito grande, e todos os anos somos tema de coberturas jornalísticas por diferente meios de comunicação da cidade.

Atualmente o grupo têm 15 membros, sendo 12 bolsistas, 2 voluntários e o tutor Marconi Fonseca de Moraes, professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Juiz de Fora.

18010256_1309057932495929_134955850106240131_n

Figura 01: Membros atuais do PET Civil UFJF

O evento

Nesse ano de 2017, comemoramos 10 anos de fundação. Por isso, ao longo de todo o ano, iremos promover atividades que venham agregar ainda mais conhecimento e integração ao nosso curso.  A seguir, você pode conferir o cronograma completo com as atividades do nosso primeiro evento, a ser realizado entre os dias 10 a 12 de maio de 2017.

Figura 02: Cronograma do Evento

No primeiro dia, será oferecido um Minicurso de Instalações Hidráulicas Prediais pelo Grupo Tigre, líder brasileiro na fabricação de plásticos para materiais de construção e um dos maiores do mundo, operando em 27 países. A partir das 18:00 teremos uma abertura com os ritos tradicionais e homenagens aos tutores egressos e professores colaboradores. Além disso, contaremos com a presença de representantes da Administração Superior da Universidade e de petianos egressos. Após a abertura, uma palestra magna, ainda a ser definida, será ministrada. Ao fim da palestra, será realizado um coquetel de confraternização.

No segundo dia, teremos visitas técnicas em obras da região no turno da tarde, que ainda serão definidas. À noite, o engenheiro Luiz Antonio Naresi, Diretor Comercial da PROGEO Engenharia e diretor do Clube de Engenharia de Juiz de Fora, proferirá uma palestra sobre sua experiência com Obras de Contenção. Após a palestra, teremos uma mesa redonda com profissionais da Engenharia cujo tema será  “A crise e a Engenharia Civil – Perspectivas para o Futuro Profissional de Engenharia”. São convidados para a mesa a engenheira Janaína Villela , petiana egressa que atualmente trabalha na Petrobras; o engenheiro Wilson Rezende Franco, um dos criadores do Grupo Rezato que tem 38 de atuação no setor imobiliário de Juiz de Fora; Vagner Gemiliano Pinto, diretor técnico da empresa VENDAMAC, e o engenheiro Fabiano César Tosetti Leal, professor adjunto do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Figura 03: Na foto acima, alguns dos participantes da mesa redonda: Luiz Antonio Narezi, Wilson Rezende, Vagner Gemiliano e Fabiano Tosetti, respectivamente.

Na sexta-feira, dia 12 de maio, iniciaremos a programação com a Palestra do empresário Márcio Sequeira, criador do Kit Mola e empreendedor premiado, sobre “O Mola Structural Model e as perspectivas do lançamento do Kit Mola 2”. Após isso, será realizado o II Concurso Mola, que consiste numa competição na qual alunos dos cursos de graduação em Engenharia e Arquitetura são convidados a aplicar os conceitos teóricos adquiridos ao longo do curso através da construção de modelos reduzidos de estruturas utilizando o Mola Structural Model (Kit Mola). Para esse concurso se espera uma massiva participação dos estudantes, em busca do prêmio para o primeiro colocado.

download

Figura 04: Márcio Sequeira de Oliveira, criador do Kit Mola.

WhatsApp Image 2017-04-23 at 15.16.24

Figura 05: Chamada para o 2° Concurso Mola

Alguns dos nossos patrocinadores até o momento são:

Desde já fica o agradecimento por colaborar para que esse evento seja possível!

Nós do PET Civil UFJF aguardamos todos vocês!

10 Anos PET Civil Quadrada

Arte em comemoração aos 10 anos feita pelo petiano egresso Matheus Saggioro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s