Vitória – Cidade Sol, Cidade Ilha

      O PET Civil UFJF estará presente em Vitória, capital do Espírito Santo, para a 17ª edição do evento Sudeste PET, que ocorrerá no mês de Março. A terceira capital mais antiga do Brasil abriga praias, parques, um riquíssimo patrimônio histórico e um circuito noturno agitado. Possui sua maior extensão territorial em uma ilha e é cercada pela Baía de Vitória. Além da ilha principal, fazem parte do município outras 34 ilhas e uma porção continental.
14714600587800

Imagem 1: Vitória – ES

      Originalmente eram 50 ilhas, muitas das quais foram agregadas por meio de aterro à ilha maior. É notável a brusca alteração que as obras de aterros provocaram no espaço físico e na configuração do contorno da cidade, principalmente, na região da ilha, com a ocupação das áreas de mar e de mangue. A maior parte dessas áreas nasceu de aterros sanitários, que mais tarde se transformaram em regiões históricas, como a Praça Costa Pereira, ou em bairros, a exemplo de Ilha de Santa Maria, Monte Belo, Ilha do Príncipe, Andorinhas, Maria Ortiz e São Pedro. Muito entulho e também areia do mar ajudaram a compor o novo traçado de Vitória, a partir da segunda metade do século passado, quando a cidade se expandiu em direção à Zona Norte.
ytktykyg

Imagem 2: Histórico dos aterros da baia de Vitória (esquerda) e Antiga Vitória, 1727 (direita)

      Outras grandes obras que se destacam em Vitória são os portos, os mais representativos são o Porto de Vitória e o Porto de Tubarão. Esses portos fazem parte do maior complexo portuário do Brasil, que inclui vários portos do estado e que são considerados os melhores em qualidade do Brasil. Os portos do estado movimentam principalmente cargas pesadas, como pedras brutas, ferro gusa e granito.
Porto-de-VItoria-3

Imagem 3: Porto de Vitória

      Existe ainda a porção histórica, concentrada no centro da cidade. Com casarões antigos, alguns dos quais remanescentes do período colonial, além de Igrejas, Teatro, Convento, Praças e Palácios. O Palácio Anchieta, foi construído no século XVI pelos jesuítas e é utilizado como sede do Governo do estado do Espírito Santo desde o século XVIII, sendo uma das sedes de governo mais antigas do Brasil. A Catedral Metropolitana, com seus vitrais, foi construída no século XX, com estilo neogótico, estilo adotado pela Igreja Católica inspirado em construções europeias. A Basílica de Santo Antônio, também do século XX, inspirada na arquitetura renascentista, possui uma imponente cúpula central e quatro semicúpulas.
Basílica

Imagem 4: Basílica de Santo Antônio (Vitória)

      A maior obra já realizada no estado e uma das maiores do Brasil, é a Terceira Ponte, oficialmente Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, que liga as cidades de Vitória e Vila Velha. Tornou-se um dos cartões-postais das duas cidades e do estado, sendo inclusive o símbolo adotado na logo do evento. É a quinta maior ponte, em extensão, do Brasil. Foi construída com o intuito de diminuir o tráfego das duas primeiras pontes, Ponte Florentino Avidos e Segunda Ponte (Ponte do Príncipe). Possui 3,33 km de extensão, vão principal com 70 m de altura e 260 m de um pilar ao outro, permitindo assim o acesso de navios de grande porte à baía de Vitória.

Terceira Ponte

Imagem 5: Terceira Ponte

Fonte: Vitória (Espírito Santo), Histórico dos Aterros da Baia de Vitória – ES

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s