Jardim Botânico da UFJF: Ciência e lazer em Juiz de Fora.

A Universidade Federal de Juiz de Fora adquiriu no ano de 2010, um terreno de área igual a 845 mil metros quadrados, o qual abrigará o jardim botânico da cidade. Desde então, iniciaram-se os projetos para a reestruturação do local. A área, chamada de Mata do Krambeck, é conhecida por possuir fauna e flora rica e diversa. Localizada na Rua Coronel Almeida Novais, no Bairro Santa Terezinha, ela recebe títulos como: “2ª maior em importância de espécies nativas da Mata Atlântica da América Latina” e “a maior reserva ambiental urbana tropical particular do mundo – art. 2º”, pela Lei Municipal 8527/94.
Uma vez em posse da UFJF, a instituição se propõe a cuidar e enriquecer tal área, além de propiciar o conhecimento e estudo da mesma. Dado isso, podemos destacar alguns pontos fortes do projeto:

01

(foto aérea da mata do Krambeck)

1) Casa Sustentável: Durante uma visita técnica ao local, um grupo de alunos do curso de Engenharia Civil da UFJF foi guiado por dois participantes do projeto, ambos graduandos do curso de Arquitetura e Urbanismo. A casa possui cômodos duplicados: dois quartos, dois banheiros, e assim por diante. Essa escolha se deu pela necessidade de evidenciar o contraste entre um ambiente no qual foram envolvidas técnicas de conforto ambiental: térmico, acústico e ilumínico, enquanto os mesmos não haviam no outro, explicam eles. O grande diferencial dessa residência é a aplicação de práticas sustentáveis possíveis, e não distantes da maior parte da população.
As visitas se darão em forma de “tour”, no qual o participante irá preencher um questionário qualitativo sobre cada ambiente, sem saber previamente as técnicas que foram utilizadas. Ao final, haverá uma explicação acerca das premissas e divulgação das conclusões realizadas.

dsc04599

(visão geral do Laboratório Casa Sustentável (LSC)

2) Laboratórios: Haverá também um grande espaço contendo uma gama variada de equipamentos para pesquisas. Muitos alunos, com certeza, terão formação acadêmica enriquecida com esse espaço, onde poderão realizar trabalhos acerca da própria fauna/flora local. Vale ressaltar que até mesmo nos laboratórios foram aplicadas técnicas sustentáveis, como áreas no teto com um material translúcido, permitindo a maior incidência de luz solar, o que proporciona uma grande diminuição do gasto enérgico durante o dia.

(jardim vertical aplicado na entrada do laboratório)

3) Teleférico: Ligando o mirante do bairro Alto do El dourado ao jardim botânico, o teleférico será, sem dúvida, um grande chamariz para o local, uma vez que em Juiz de Fora ainda não havia sido construído nada parecido. Com acabamento em acrílico, o bonde aéreo permitirá visão ampla e panorâmica do local.

   (execução e projeto do teleférico)

4) Trenó de montanha: Também nas premissas do projeto existe a construção de um trenó, que ligará trechos estratégicos do terreno. Com topografia irregular, a construção desse, assim como a do teleférico, facilitará as visitas e trilhas realizadas pela população juiz-forana.

O espaço contará também com um ambiente lúdico destinado às crianças, restaurantes, dentre outras atrações como borboletário, sauvópolis, bromeliário e orquidário.

10527890_833408996690456_7191242195849735236_n

(acesso à pérgula metálica para o bromeliário e orquidário)

Diante de todas essas iniciativas, é possível notar que o Jardim botânico da UFJF, indubitavelmente, será um novo ponto de passeio na cidade, seja para aqueles já interessados por ciência e construção, seja para os apenas curiosos. Vale ressaltar também que tal espaço permitirá o envolvimento de muitos alunos da Universidade: estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciência da Computação, Engenharias em geral, dentre outros.
Mediante o exposto é necessário, por hora, aguardar a finalização das obras que, infelizmente, seguem atrasadas e sem prazo exato para serem concluídas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s