Concreto branco e suas variações

O Concreto Branco é um tipo de concreto produzido a partir do Cimento Portland Branco (CPB), onde a cor branca é obtida através da utilização de matérias primas com baixo teor de óxido de ferro e manganês, areia com doses extras de calcário moído e, principalmente, utilizando o caulim no lugar da argila. Vale apena ressaltar também que o  cimento a ser utilizado varia de acordo com a necessidade da obra, podendo ser ele estrutural ou não estrutural. O CPB-Estrutural é normalmente aplicado em concretos branco para fins arquitetônicos, enquanto o CPB-Não Estrutural é destinado principalmente ao rejuntamento de peças cerâmicas, pedras naturais e pastilhas.

125aparente2Imagem 1: Fundação Iberê Camargo – Porto Alegre

pontebranca1.Imagem 2: Ponte Estaiada em Concreto Branco – Brusque, Santa Catarina.

O concreto branco está relacionado diretamente à estética, e é muito utilizado para dar destaque às formas arquitetônicas ou, misturado a pigmentos, obter texturas e efeitos rústicos.

A utilização de pigmentos no Concreto Branco define o chamado Concreto Colorido. Tais pigmentos são insolúveis, o que os diferencia dos corantes, podem ser orgânicos ou inorgânicos e podem estar na forma de pó ou dispersões aquosas. A cor dos pigmentos orgânicos varia de acordo com os componentes presentes, de forma que o Óxido de Ferro III está relacionado com a tonalidade vermelha, o Óxido de Cobalto com a tonalidade azul, entre outros.

Dentre as vantagens do Concreto Colorido destaca-se a sua maior durabilidade estética, a não necessidade de revestimentos e pinturas e sua boa resistência à poluição, ação solar e outras intempéries.

museu-paula-regoImagem 3: Casa das Histórias Paula Rego – Portugal.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s