Concreto translúcido

Diante de um cenário onde as técnicas na construção civil avançam a todo momento, aumentam-se a as possibilidades de aplicações dos materiais de acordo com os desejos e necessidades dos clientes. Com o concreto não e diferente, hoje já e possível trabalhar com o do tipo translúcido que permite a passagem da luz solar natural e cria belos efeitos sobre a construção.6

O arquiteto Aron Losonczi, juntamente com a empresa húngara Luccon, criou uma nova fórmula para o concreto, que ficou conhecida popularmente com concreto translúcido. Os blocos, encontrados em diversos tamanhos e inclusive com isolamento térmico, recebem o concreto habitual e cabos de fibra ótica na proporção de 95% para 5%, respectivamente.

As fibras orientadas de forma transversal em relação as dimensões do bloco, funcionam como um agregado miúdo, sendo assim, elas alteram as propriedades do material, proporcionando um elemento estrutural mais maleável, impermeável e resistente em relação ao concreto convencional, além de minimizar patologias como infiltrações e rachaduras nas estruturas.

O produto já vem sendo usado em todo o mundo, já pode-se ver o emprego em obras de mobilidade e segurança pública como quebra molas, celas de presídios, estações de metrô, e em geral, ambientes que recebem quantidade significativa de luz solar durante o dia.

Como vantagem, o produto tem o fato de permitir que uma certa quantidade de luz natural penetre no ambiente através de uma parede construída com esse material, proporcionando a redução no consumo de energia elétrica com iluminação artificial no interior da construção, entretanto o valor ainda é alto, comparado ao convencional. O desafio para os fabricantes agora é evoluir as técnicas no processo produtivo afim de reduzir os custos para que o material seja empregado em maior escala na construção civil.

fonte: blogdaengenharia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s