História da engenharia: Roma Antiga

 

Em 2015, o Blog do PET CIVIL iniciou uma série à respeito da história da engenharia, desde os primórdios. Dando continuidade a esse assunto, trataremos nesse post, de forma mais detalhada, sobre a engenharia na época do Império Romano. Tal Império, teve sua expansão no início do século VI a.C e perdurou por quase cinco séculos. Nesse longo período, muitas foram as contribuições desse povo na arquitetura e na engenharia de todo o mundo.

a-cidade-roma-tornou-se-alvo-das-invasoes-barbaras-que-contribuiu-para-queda-imperio-54402bf3c54ef

Talvez a obra mais icônica seja o Anfiteatro Flávio, popularmente conhecido como Coliseu. Modelo para o mundo quando o assunto é estádio e com capacidade na época para 50 mil espectadores nas suas arquibancadas, o anfiteatro apoiado em pilastras e arcos atingia 57 metros de altura. A precisão dos cálculos, ventilação natural, iluminação e técnicas empregadas nessa obra inaugurada em 80 d.C são alguns dos pontos que chamam mais atenção.

coliseu1coliseu-foto-reproducao-archeoroma-beniculturali-itcoliseu-por-dentro-roma

Os Aquedutos, canais construídos com a finalidade de conduzir a água, marcaram profundamente a história da arquitetura, com seus grandes arcos imponentes, sendo  uma solução para o problema de abastecimento de água para uma população de mais de 1 milhão de habitantes. Os cálculos usados na inclinação dos túneis, o material impermeável, as manutenções anteriormente pensadas e o dimensionamento da pressão da água são até hoje algumas questões de interesse e admiração de engenheiros. Eles estão atualmente espalhados pela Ásia Menor, França, Espanha e Norte da África.

 

Os quase 90 mil quilômetros de calçada melhoraram de forma significativa a vida da população local.  As primeiras calçadas eram como muralhas tumbadas sobre o chão. Posteriormente, eram compostas de statumen, rude, núcleo e pavimento.

Já as pontes estavam entre as maiores já construídas. Dentre os materiais, eram usados pedras, argamassa, concreto, telhas e tijolos.

ponte_romana163

Essas foram algumas das contribuições dos romanos para o mundo moderno. Fique ligado e continue acompanhando nossa série para conhecer mais sobre a engenharia do passado.

Ensinar história, JW, Orange.

Anúncios
Postado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s