Sustentabilidade em alto nível

Na cidade alemã de Heidelberg está sendo construído o maior complexo residencial sustentável do mundo. O empreendimento localiza-se em uma área antes ocupada por um terminal de trem de carga, correspondente a aproximadamente 108,6 hectares. O Heildelberg Village, como é conhecido o complexo, terá 162 apartamentos equipados com painéis solares, varandas individuais e jardins verticais, que podem abrigar confortavelmente até 5 pessoas.

Heidelberg-Village-by-Frey-Architekten-1020x605

O Heildelberg Village, foi projetado no escritório alemão Frey Achitekten com o objetivo de ser uma obra exemplar em termos de eficiência energética, utilizando vários princípios da arquitetura bioclimática.

Os apartamentos são conectados à geração de energia através de micro-usinas solares e também contam com um moderno sistema de ventilação, que adapta-se automaticamente às necessidades reais dos moradores, garantindo a eficiência energética do complexo. Os gastos com energia são de no máximo 15 kilowatts/ por hora, enquanto em apartamentos convencionais esse valor varia de 100 a 300 kWh.

Heidelberg-Village-Passive-Housing-Complex-1020x605

Além dos painéis solares instalados nos telhados dos prédios, o que já é habitual em outros empreendimentos, o Heildelberg Village  terá estes “geradores de energia” também nas fachadas, o que contribui para uma significativa redução no gasto energético. O presidente da Frey Architekten, Wolfgang Frey, afirma que “os painéis solares terão dupla função: produção constante de energia e arrefecimento da temperatura no verão”.

552_heidelberg-village_02

A vegetação presente nos chamados “telhados verdes” e nas paredes dos edifícios ajudarão no controle térmico e na manutenção da qualidade do ar. A tinta utilizada no acabamento dos edifícios tem também uma função eco-friendly, por terem incorporadas em sua mistura o titânio, que será responsável por transformar uma parcela da poluição atmosférica em oxigênio e nitratos inofensivos em um processo natural .

O Heildelberg Village deverá ser finalizado até 2017, e será mais do que um simples complexo residencial, pois o projeto é de que este seja o maior complexo de casas passivas do mundo, que unirá inovação, sustentabilidade e rentabilidade .

Fontes:

Ciclo Vivo

Green Savers

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s