Arenas de Barcelona

Inaugurado em 2011, o Centro Comercial Arenas de Barcelona, localizado entre os distritos do Eixample e de Sants – Montjuic, impressiona pelo fato de ocupar a antiga estrutura onde funcionou a primeira plaza de toros de Barcelona.

1

Com a proibição das touradas, a última corrida de touros de Las Arenas ocorreu em 1977, ficando o local abandonado até ser completamente reformado. O projeto inicial da obra visava a recuperação da antiga Praça Toros – tendo esta grande valor simbólico para a cidade  – afim de transformá-la em um conceito moderno de lazer público.

La-Monumental-bullfighting-arena-Barcelona

Contando com o formato metálico circular da antiga estrutura, e por esse motivo já tendo destaque dos shoppings convencionais presentes na Espanha, o que ainda mais chama atenção é seu telhado. Sobre a enorme estrutura, o mesmo parece flutuar, proporcionando também uma incrível vista da cidade, inclusive do Castelo de Montjuic. Além disso, a cobertura é formada por uma passarela e grandes claraboias, que contribuem para a iluminação do espaço central logo abaixo, sendo também independente estruturalmente.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Moldado no estilo tradicional neomudéjar, a obra que custou cerca de 200 milhões de euros mais uma vez evidenciou a importância da engenharia, ligando o passado ao futuro, sem perder a essência daquilo que já está presente.

Confira ainda uma entrevista realizada pelo site aU em que o arquiteto e calculista catalão, Robert Brufau comenta sobre a complexidade da restauração e a importância do trabalho em conjunto.

aU O QUE É INDISPENSÁVEL A UM CALCULISTA DE ESTRUTURAS QUE TEM POR OBJETIVO TRABALHAR EM GRANDES OBRAS?

BRUFAU Ter conhecimento de arquitetura, suas relações e conceitos. Cada projeto traz uma subjetividade que deve ser respondida com sensibilidade. Entender o que o arquiteto propõe e discutir o conceito tantas vezes quanto necessário é meio caminho para se chegar à estrutura perfeita. O trabalho em conjunto garante a qualidade final.

aU UMA DE SUAS OBRAS DE ENGENHARIA MAIS COMENTADAS É A RESTAURAÇÃO DA PLAZA DE TOROS DE LAS ARENAS, EM BARCELONA. EM QUE CONSISTIU ESSE PROJETO CONSIDERADO TÃO RADICAL?

BRUFAU Esse projeto é fruto de uma colaboração com os arquitetos Richard Rogers e Alonso Balaguer, e consiste na recuperação arquitetônica de uma parte da estrutura da arena, de estilo árabe, que data de 1900. O projeto prevê a construção de um centro comercial com a manutenção da fachada original. Para mantermos a fachada e realizarmos os trabalhos de reestruturação e fundação tivemos que suspender inteiramente a extensa parede curva frontal. Ao mesmo tempo iniciaram-se os serviços da construção do edifício novo, com 62 mil m2 enterrados a uma profundidade de 18 m, e 38 mil m2 acima da superfície. Imagine só a complexidade de tudo isso.

aU TAMBÉM EM BARCELONA, OUTRA OBRA DE RESPONSABILIDADE DE SEU ESCRITÓRIO GEROU GRANDE POLÊMICA. COMO FOI O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DA TORRE AGBAR JUNTO COM JEAN NOUVEL?

BRUFAU A integração foi total. Desde o primeiro dia começamos a desenvolver o projeto conjuntamente. Jean Nouvel é o dono do projeto, mas, devido às leis trabalhistas espanholas, eu tive que ser responsável por toda a construção. Com relação ao projeto, Nouvel definiu janelas aleatórias, as quais foram adaptadas pela minha equipe a eventuais interferências de instalações ou de estrutura. Algumas sugestões foram plenamente aceitas, e assim trabalhamos juntos com uma colaboração diária, tanto em soluções puramente técnicas quanto em questões relativas ao projeto de arquitetura. Foram muitas reuniões com toda a sua equipe.

aU MUITO JÁ SE COMENTOU SOBRE O IMPACTO DAS TORRES ALTAS NO DESENHO DAS CIDADES. QUAL SUA OPINIÃO SOBRE ESSAS MEGACONSTRUÇÕES?

BRUFAU Eu acredito nas torres altas como um símbolo de poder e força da arquitetura e da engenharia. Mas não as aceitaria como produto de mercado imobiliário, povoando cidades e desfigurando skylines. Essas torres não podem tomar conta dos espaços e acabar com o horizonte, tão caro a cidades com forte referência em arquitetura, como Barcelona.

Fontes: Viagem  Passaporte Barcelona

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s