“Liberdade Iluminando o Mundo”: a Estátua da Liberdade

A intenção em construir a Estátua da Liberdade, ou Liberdade Iluminando o Mundo como ela é chamada oficialmente, surgiu na Paris de 1865, durante um jantar na casa do jornalista e historiador Edouard de Laboulaye. Os franceses tinham como principal objetivo presentear e homenagear o centenário da independência dos Estados Unidos, além de celebrar o bom relacionamento entre eles. Ademais, a construção desse monumento ainda serviu para demonstrar a força da sociedade maçônica, visto que Fréderic Auguste Bartholdi, escultor e construtor da estátua, era um dos membros.

imagem 1

Assim, em 1875, a construção da Estátua da Liberdade começou na França, sendo finalizada 10 anos depois. A parte estrutural da mesma, que foi projetada por Alexandre Gustave Eiffel (também projetou a Torre Eiffel) e por Eugene Emmanuel Viollet le Duc, foi feita de aço, similar a um esqueleto metálico. Tal estrutura está levantada em volta de um pilar centralizado, o qual sustenta as barras colocadas na diagonal usadas na fixação da casca da estátua.

imagem 2

Para a casca ou cobertura usou-se 80 toneladas de cobre norueguês em forma de placas unidas por rebites, que foram batidas à mão até atingirem a configuração da imagem da previamente definida. No fim, a Estátua da Liberdade ficou com uma altura de 46,5 metros e um peso de 225 toneladas.

Para o suporte da mesma, os americanos construíram um pedestal em um antigo forte e acrescentaram uma significativa quantidade de concreto para suportar o peso expressivo da estátua.

No transporte para Nova Iorque, a estátua precisou ser desmontada e acondicionada em cerca de 214 caixas.

imagem 7.jpg

Ao chegar no solo americano, ela demorou 4 meses para ser montada no pedestal erguido na antiga Ilha de Bedloe que, após receber a estátua, passou a ser chamada de Liberty Island (Ilha da Liberdade). Sua inauguração ocorreu em 28 de outubro de 1886, com direito a uma parada militar e a presença do presidente Grover Cleveland.

imagem 8.jpg

Características:

  • Há uma referência ao dia da independência dos Estados Unidos na tábua apoiada na mão esquerda da estátua, que foi a razão para a construção da mesma.

    imagem 9.jpg

  • A silhueta da noiva de Bartholdi e o rosto de sua mãe serviram de inspiração para o escultor construir a mulher que a estátua representa.

    imagem 10.jpg

  • A Estátua da Liberdade já passou por duas reformas, sendo uma em 1938 e outra em 1986.

  • Ela é a escultura mais pesada que existe (Guiness Book).

  • Chegar ao topo da estátua é como subir um prédio de 22 andares, ou seja, cerca de 354 degraus (o elevador interno só vai até a plataforma, logo abaixo dos pés da estátua).

    imagem 11.jpg

  • É um dos pontos turísticos mais atrativos dos Estados Unidos (4,2 milhões de visitantes todos os anos).

  • O pedestal somado com a estátua tem uma altura de 93 metros.

  •  A UNESCO considera que ela é um Patrimônio Mundial da Humanidade e em 2007 foi eleita como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.

     

     

    Estátua da Liberdade, Construção, Imagens.

Anúncios

Um pensamento sobre ““Liberdade Iluminando o Mundo”: a Estátua da Liberdade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s