A arquitetura de Santiago Calatrava

Com um estilo próprio e irreverente, o arquiteto e engenheiro espanhol Santiago Calatrava destaca-se no cenário arquitetônico com sua forma de representar configurações dinâmicas, modernas e inspiradas na natureza, como por exemplo, a conexão e o equilíbrio dos esqueletos, já sendo reconhecido por importantes obras, mesmo com sua curta trajetória.

Sendo o Museu do Amanhã, um exemplo mais próximo de nossa realidade – e também já abordado anteriormente no blog -, podemos ter uma ideia do incrível trabalho de Calatrava com formatos únicos. Veremos agora mais algumas obras impressionantes, assinados pelo espanhol:

 World Trade Center Transportation Hub

A estação de trens WTC PATH foi inaugurada este ano, cercada não só de admiração pela sua estrutura, mas também por críticas. A mesma demorou cerca de 12 anos para ser finalizada e o orçamento inicial que era de US$ 2 bilhões acabou chegando a US$ 3,85 bilhões, tornando-se a estação mais cara do mundo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A estrutura foi desenhada por Calatrava de forma a lembrar uma pomba, associando à ideia de paz, tendo uma relação com local em que foi construída: no entorno de onde ficavam as Torres Gêmeas. O formato é composto por uma repetição de costelas estruturais de aço, tendo entre elas vidro, permitindo a entrada de luz natural, sendo esta tratada por Santiago, como um elemento do projeto, uma vez que cita que o edifício é apoiado por “colunas de luz”.

A sala oval do edifício, chamada Oculus, tem forma elíptica e possui aproximadamente 111 metros de comprimento. As costelas de aço estrutural que a formam elevam-se como asas abertas, até uma altura máxima de 42,6 metros.

Mesmo com o exorbitante preço de sua construção, a mesma não é a maior de Nova York, mas sim a décima oitava maior, em termos de movimento.

 Ponte da Paz

Inaugurada em 2012, a Ponte da Paz fica localizada na cidade de Calgary, no Canadá. Localizada sobre o Bow River, possui cerca de 126 m de extensão, 5,85 de altura, contando ainda com um teto de vidro sobre uma estrutura helicoidal de concreto e aço reforçado em tons de vinho. Além disso, possui uma pista de 3,7 m de largura exclusivos para pedestres e 2,5 m para ciclistas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ao ser convidado para construir uma passarela de pedestres, o espanhol observou que atletas e ciclistas utilizavam as margens do rio, tendo assim, a ideia do conceito da ponte que queria desenvolver, tendo declarado: “ apesar do conceito da Ponte da Paz ser bastante desafiador, estou muito orgulhoso. Foi uma honra e um prazer trabalhar nesta linda cidade.”

Mais uma vez, o design de Calatrava dividiu opiniões. Muitos ficaram impressionados e outros decepcionados, não só porque o projeto não foi definido através de um concurso público, mas também porque seu custo de 24,5 milhões de dólares foi financiado por dinheiro público, que poderia ser empregado para outros fins mais emergenciais.

Recentemente, Santiago Calatrava venceu um concurso internacional para projetar uma torre de observação em Dubai. O projeto tem na arquitetura islâmica, sua inspiração e busca “fundir projeto moderno e sustentável com a rica cultura e patrimônio dos Emirados Árabes Unidos”.  Além disso, seu conceito arremete às formas naturais do lírio e evoca a estrutura de um minarete, elemento arquitetônico característico da cultura islâmica. Confira:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Apesar de polêmicas, suas obras não deixam de ser impressionantes, evidenciando cada vez mais, seu estilo único e futurista.

Fontes:  ArchDaily

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s