ARoS: um Museu Diferente

O Museu ARoS está localizado na cidade de Aarhus, na Dinamarca. Sua criação original data de 1859, sendo um dos mais antigos do país.Com 10 andares e cerca de 20.700 m² de área total, consiste em um edifício moderno que foi reaberto em 8 de abril de 2004.

0,,50347871,00

Com 816.468 visitantes no ano de 2015, é o segundo museu mais visitado em terras dinamarquesas e um dos maiores do norte europeu. Ele possui diversas atrações em meio às instalações artísticas minimalistas: loja oficial, café, praça na cobertura e uma passarela suspensa em forma de arco-íris.

7395905152_10cd09690f_z

A cobertura que já contava com placas de energia solar, em 2007 teve um implemento fantástico. Entre 5 ideias, a ganhadora foi a do arquiteto Olafur Eliasson: ”Your Rainbow Panorama”.  A instalação é uma passarela circular suspensa 3.5 metros acima da cobertura, tem um diâmetro de 52 m, comprimento de 150 m, altura e largura internas de 3 metros. O conceito embutido é a alternância de cores das placas de vidro, seguindo o padrão de cores do arco-íris.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A coroa permite uma visão 360° da cidade e, ao anoitecer, é iluminada por holofotes internos. O efeito criado é muito interessante e muitos garantem que o sucesso de visitações, em grande parte, se deve a essa instalação futurista.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Outra obra do museu que chama a atenção do público por seu viés perfeccionista é “Boy” do artista australiano hiper realista Ron Mueck. O artista passou oito meses transformando um modelo de 40 cm de argila na sua obra final de 5 metros que pesa meia tonelada, adicionando apenas silicone e fibra de vidro. É de se impressionar.

Imagem15img_0602

Para os que se interessam por prédios em camadas, esse também é um aspecto interessante do local. Vários lances de escada abaulados se encontram no centro e dão vista para o vão central.

images

Aos engenheiros com um viés arquitetônico e aos amantes das artes esse é, com certeza, um programa para se fazer antes dos 30.

Fontes: Galileu & Cores

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s