Ferrari World

Considerado o maior parque temático coberto do mundo, o Ferrari World impressiona pela sua enorme estrutura de cobertura vermelha, que conta com uma área total de cerca de 200.000 m², em que foram necessárias 12,370 toneladas de aço para cria-la, quase o dobro do que foi gasto com a Torre Eiffel.

abu-dhabi-1900x700_c

 O parque fica localizado na capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi, mais precisamente na Yas Island, e teve sua inauguração registrada em 2010. Conta com inúmeras atrações inspiradas no mundo da Ferrari, como por exemplo, a montanha-russa mais rápida do mundo, a Formula Rossa, que chega a atingir a impressionante marca de 240 km/h.

Sua construção durou cerca de 2 anos, e sem dúvida constituiu um desafio arquitetônico. Pelo fato de estar estritamente próximo a um aeroporto, sua forma foi concebida como se a estrutura “abraçasse” o chão, com linhas e curvas sinuosas que arremetessem a ideia de fluidez, associada a uma duna de areia vermelha, além da inspiração no perfil lateral do clássico Ferrari GT, o símbolo assinatura da marca.

Out-of-the-Ordinary-Design-The-Ferrari-World-in-Abu-Dhabi-by-Benoy-Architects-Homesthetics-1

Mais de 12.000 toneladas de aço foram usadas para a estrutura do telhado que foi terminado um pouco mais de um ano após o início da construção. Formado por painéis individuais de alumínio, conta com um diâmetro de mais de 700 metros e um perímetro 2200 metros, além de ser altamente isolado, com uma fachada principal feita de vidro eficiente para reduzir as variações de temperatura e  brilho.

F1

Ciente do clima – com as temperaturas subindo regularmente para mais de 40 graus célsius – , o projeto teve uma atenção especial quanto à expansão e contração do edifício. Devido à grande área de superfície do telhado, o número e a colocação de juntas de dilatação foram essenciais para o sucesso do mesmo. Ademais, suportes de plástico também foram utilizados, contribuindo nas características de isolamento consideravelmente, uma vez que impedem a formação de pontes de calor ou frio.

10013385_10152278827177088_7140510092453544502_o

O telhado situado em volta do funil central é suportado por 12 colunas primárias que formam um padrão de estrela árabe de 12 pontos, que é utilizado para descrever a geometria primária do espaço total de telhado, e se estende para fora para atender a fachada primária. Conta também com uma altura de 48 metros, evidenciando  mais uma vez, a imponência do projeto.

Mais algumas curiosidades sobre o Ferrari World:

  • A área de telhado total da Ferrari World Abu Dhabi de 200.000 m² usa alumínio suficiente para cobrir 16.750 Ferraris.
  • O logotipo da Ferrari no telhado, o maior já criado, mede 65 metros  de comprimento e cobre uma área de 3000 m², cerca de pelo menos 7 quadras de basquete.
  • O Empire State Building poderia ser reconstruído no mesmo tempo que levou para revestir os 200.000 m² de teto para Ferrari World Abu Dhabi – aproximadamente 14 meses.
  • Se Ferrari World Abu Dhabi foi transformado na posição vertical, seria a mais alta estrutura do mundo feita pelo homem.

 

Fontes: Ferrari World   Benoy   Constructalia

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s