Obra monumental entra em sua última década de construção e encanta com vídeo futurista

Após 134 anos, desde a criação do projeto, o Templo Expiatório da Sagrada Família, popularmente conhecido como Basílica da Sagrada Família, localizada em Barcelona, Espanha, dá início a fase final de seu plano. O ano de inauguração da obra completa foi especialmente escolhido para 2026, data que marca o centenário da morte de Antoni Gaudí, arquiteto catalão idealizador da obra, pelas mãos do qual, o grandioso e delicado templo nasceu, tendo como fonte de inspiração o próprio catolicismo e a natureza.

Marcado pelo estilo arquitetônico gótico, a basílica chama atenção pela altura – considerada uma das mais altas construções religiosas do mundo –  e pela enorme quantidade SAGRADA FAMILIA CEL 002de torres, num total de dezoito até o final, das quais doze são de cerca de 100 metros representando os apóstolos de Jesus. Das outras seis mais altas, quatro representam os evangelistas, uma a Virgem Maria e a maior, de 172,5 metros de altura, representa Jesus Cristo. Seguindo o padrão da arquitetura predominante nas robustas catedrais do cristianismo ocidental, tem seu formato em cruz latina, com cinco grandes naves centrais, atravessadas por um transepto de três.

SAGRADA FAMILIA CEL 009

O templo conta com três fachadas denominadas Fachada da Paixão, Fachada da Glória e Fachada da Natividade. Esta última está dividida em três pórticos, dedicados as virtudes, sendo eles: Pórtico da Esperança, Pórtico da Caridade, Pórtico da Fé, além da Árvore da Vida. Sobre a iluminação, o projeto priorizou a luz natural com muitos vitrais, criando um ambiente multicolorido, sereno e tranquilo espiritualmente.

 

LlumiColorFoto02.jpg

Em termos geométricos, Gaudí tomou como exemplos, formas específicas, que combinadas, dariam um toque único e especial ao templo. Destacam-se a forma hiperboloide nas janelas e torres; paraboloide nas abóbadas, tetos e sacristia; helicoidal nas escadas; elipsoides nas colunas; cônicas nas fachadas e telhado, entre outras. Em relação às proporções, o arquiteto não economizou nas relações simples entre as partes de maior e menor dimensão, usando relações como 1 a ½, 1 a 2/3,  1 a ¾, e etc., além de séries numéricas para o cálculo de alturas, larguras, comprimentos e diâmetros das diversas partes do templo.

 

 

Os materiais usados levam junto a característica do local em que foi implementado. Nas torres, destaca-se a Pedra Montjuïc arenosa, comum em muitas edificações em Barcelona, mas que tem passado por um momento de escassez, sendo que atualmente sua maior fonte vem da demolição de prédios antigos. Devido a esse problema, o granito e outras pedras arenosas aparecem como opção a essa substituição. Como técnica construtiva, a abóbada catalã caracteriza-se por duas ou três camadas de tijolo ou telhas para criar uma estrutura muito mais resistente.

 

A tecnologia também tem acompanhado a obra, com a utilização de computadores para o corte de pedras, assim como a modelagem de poliéster e fibra de vidro. A segurança é primordial em construções desse porte, com todos os equipamentos e auxiliadores necessários para um trabalho livre de incidentes.

 

rathe_sagrada_travel13.jpg

Pelas dificuldades e especificidades durante a realização da obra, a Sagrada Família é hoje considerada um laboratório a céu aberto, já que desde o planejamento e concepção por Gaudí, como a construção por partes, ela tem superado obstáculos, como a paralisação durante a Guerra Civil Espanhola de 1936 e inovado na forma construtiva. O vídeo abaixo, disponibilizado pela própria Fundação, mostra um pouco do que podemos esperar da reta final dessa obra que marcará para sempre a história dos templos religiosos e da grandiosidade da engenharia e arquitetura, capaz de atravessar séculos.

 

 

Fonte: Sagrada Família e Wikipédia

Anúncios

Um pensamento sobre “Obra monumental entra em sua última década de construção e encanta com vídeo futurista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s