Outras atuações do engenheiro civil

Quando se questiona em quais ramos um engenheiro civil pode atuar, a resposta majoritária é no âmbito da Construção Civil. Contudo, na formação de tal profissional, visa-se capacitá-lo para proceder atividades em demais setores, sendo eles: Estruturas, Geotecnia, Hidráulica, Saneamento Básico e Transportes.

2016-05-26 (1)

Fonte: autor próprio.

Todavia, ao longo dos cinco anos da graduação, o estudante de Engenharia Civil desenvolverá, através das matérias lecionadas, habilidades que permitirão sua admissão à cargos que, normalmente, não lhe são designados. De acordo com Vanderli Fava de Oliveira (2011), Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação e Exercício Profissional em Engenharia (Nupenge) e Diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge), apenas dois, dentre sete engenheiros formados no país, trabalham nas áreas de atuação de sua formação.

O desenvolvimento de um raciocínio lógico eficiente, a facilidade com cálculos e a visão organizada e meticulosa, são algumas das competências de um engenheiro civil que permitem essa multiprofissionalidade.

Assim, quais são as outras possíveis atuações do engenheiro civil?

  • Deter um cargo executivo em grandes corporações, principalmente na administração das mesmas:

Como exemplo, José Roberto Bernasconi, graduado em Engenharia Civil e premiado como Engenheiro do Ano pelo Instituto de Engenharia (2012), abriu uma empresa trabalhando como projetista. Atualmente, ele ocupa uma função administrativa na mesma, tendo um raro convívio com a execução das obras.

2016-05-26 (2)

Engenheiro civil José Roberto Bernasconi.

  • Gerenciar as finanças e a contabilidade de uma empresa:

Como exemplo, Daniel de Melo Aguiar e Oliveira, que após a graduação em Engenharia Civil, se inscreveu em processos de trainee de diversos bancos e foi contratado pelo Banco Itaú.

2016-05-26

Engenheiro civil Danilo de Melo Aguiar e Oliveira.

  • Ser um empresário autônomo:

Como exemplo, Wilson Guerino, engenheiro civil formado, vive em Goiânia (GO), onde fincou seu sucesso como dono de um estabelecimento gastronômico de crepes. Segundo ele, devido aos conhecimentos adquiridos durante sua graduação, foi possível que o mesmo construísse o maquinário que seria utilizado em seu empreendimento.

  • Atuar no âmbito acadêmico, como professor em escolas e universidades:

Como exemplo, os professores da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) são, em sua maioria, graduados em Engenharia Civil.

Portanto, é nítido que o engenheiro civil não tem uma gama restrita de atuação, visto que sua graduação corrobora para que ele se torne um profissional apto à exercer atividades além das previstas.

Fontes: Gazeta do Povo Engenharia Civil Revista Exame Guia do Estudante Revista Você S/A

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s