Degraus e escadarias

Sabemos da importância da mobilidade urbana. Não apenas atentando-nos para o trânsito de automóveis nas grandes cidades ou o fluxo de pessoas em horários de pico; situações nas quais nota-se, provavelmente, a necessidade de uma mobilidade eficiente. Há muito, o homem se movimenta no intuito de sobreviver. Hoje em dia, não é diferente. A ideia de movimento é essencial para entendermos a organização social da qual fazemos parte.

Em meio ao caos de acontecimentos, é comum a busca por facilidade de acesso aos lugares. Por isso, será apresentado um elemento construtivo indispensável aos nossos deslocamentos diários. Elemento fixo que, muitas vezes despercebido, compõe o espaço e auxilia nossa movimentação: as escadas.

Egípcios e hebreus foram, provavelmente, os inventores de tal elemento. Em suas construções, as escadas eram utilizadas apenas como decoração. E pensar que hoje, com tantas mudanças e tecnologias, é vista com outra função e como um invento simples. Mas que ainda encanta e impressiona!

Primeiramente, torna-se necessário entender os componentes principais de uma escada:

partes-da-escada-modelos-e-tipos

Até as mais simples possuem o 1º lance de degraus, piso e espelho (sendo a distância entre degraus), como obrigatoriedade. Alguns outros detalhes a serem incrementados dependem da necessidade, como o desnível a ser vencido em virtude da quantidade de lances e patamar; da visão do projetista, com uso ou não dos espelhos (escada vazada); do quesito segurança, como o corrimão, do espaço disponível para a colocação da escada, entre outros.

Há vários modelos, estilos e materiais para escadas. Aqui serão abordadas algumas interessantes, outras surpreendentes e até mesmo comuns aos universitários de engenharia da UFJF.

Quanto ao formato, são apresentadas:

  • ESCADA EM LINHA RETA

É aquela mais tradicional, com apenas uma direção. Podem haver patamares para aliviar a subida, dependendo do desnível e comprimento.

Para exemplificar, tem-se o “escadão” da UFJF, um atalho para acesso aos prédios do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Instituto de Ciências Exatas (ICE), de Arquitetura e Urbanismo e Faculdade de Engenharia, a partir do pórtico norte da universidade. São mais de 200 degraus em pedra e concreto.

2-9

Na Espanha, escada com degraus “flutuantes” feita em madeira e metal. Obra do arquiteto espanhol Alex Borrás Ortega, usada como divisória da sala de estar e jantar.

depositphotos_42730475-Apartment-building-in-new-york

Escadas de incêndio, em material metálico, comumente encontradas nas fachadas de prédios em Nova Iorque (EUA).

 

  • ESCADA EM “U”

É um modelo de escada em linha reta, mas que, dado uma certa altura, há mudança de direção para o sentido oposto. Para isso, tem-se um patamar intermediário, não necessariamente no meio do trajeto. É um modelo compacto e confortável, embora ocupe muito espaço.

ESTA

Nesta escada localizada na biblioteca do ICE/Engenharia da UFJF, com pisos de cimento, tem-se, como itens de acessibilidade, pisos táteis e corrimão.

De acordo com a norma ABNT NBR 9050/2004 : Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaço e equipamento urbano, “Nas rotas acessíveis não devem ser utilizados degraus e escadas fixas com espelho vazados”. Felizmente, isso é observado nesta escada onde há, diariamente, grande circulação de pessoas.

ESTA.planta

Em planta baixa, é mais fácil perceber seu formato em “U”. Nesta imagem, tem-se parte do projeto arquitetônico da biblioteca do ICE/Engenharia da UFJF feita por estudantes do terceiro período de engenharia civil.

escada-moderna-17

Nesta foto, percebe-se a harmonização da escada com degraus de madeira, em formato “U”, com o piso de mesmo material. A escada também é vazada, com possibilidade de ver entre os degraus, e possui guarda-corpo de vidro, valorizando-a. O espaço abaixo da mesma foi aproveitado com essa cadeira balanço. Outras possibilidades são jardim de inverno e armário.

Para sua sustentação, é comum que os degraus desse modelo de escada sejam fixados na parede ou no próprio guarda-corpo. E se forem de concreto, a parede deve receber uma estrutura de vigas.

  • ESCADA HELICOIDAL (ESPIRAL OU CARACOL)

São escadas que possuem um eixo central (com ou sem haste para demarcá-lo), a partir do qual saem os seus degraus, análogos aos raios de um círculo. Mesmo ocupando pequenos espaços, muitas têm desvantagem de serem desconfortáveis, dificultarem o transporte de móveis e oferecerem riscos a crianças e idosos.

arquitetura-perigosa-projeto-faculdade-arquitete-suas-ideias-10

Desenvolvida pelo estúdio italiano Disguincio&Co, essa escada em estilo contemporâneo foi feita com um composto plástico polimérico reforçado com fibras de vidro e de carbono de alta performance, mesmo material usado em naves espaciais. O material resistente permite que os 19 degraus que a compõem sejam fixados apenas por pinos de aço.

blog-portobello-escada-de-vidro-apple-store-nova-iorque

 Escada de vidro numa loja da Apple na cidade de Nova Iorque (EUA).

  • ESCADA CIRCULAR (OU CURVA)

São aquelas cujo trajeto é em formato circular, com curvas suaves, sem a necessidade de um eixo central para a rotação.

Essa imagem ilustra o interior de uma incrível Ilha Cultural em Harbin, na China, cujo exterior também apresenta formas onduladas. Assinada pelo escritório MAD Architects, a obra recém-inaugurada contempla quase 80 mil m² de área. Essas escadas curvilíneas, revestidas principalmente por madeira, estão no átrio central e dão acesso a diversos níveis do prédio.

Imensidão das curvas presentes nas escadarias vermelhas da livraria Lello em Porto, Portugal. Ligando o primeiro ao segundo andar, completa o luxuoso interior da construção.

EstaBLOG (1)

“Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito.” – Oscar Niemeyer

Por fim, uma mensagem de Fernando Sabino:

“Façamos da interrupção, um caminho novo.

Da queda um passo de dança, 

do medo uma escada,

do sonho uma ponte, da procura um encontro!”

 

Escadas modernas     Inovação     Arquitetura/ Casa&Construção     Mobilidade     NBR 9050

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s