III CONPET CIVIL

Durante os dias 21, 22 e 23 de abril ocorreu na cidade de Curitiba, PR, o III Congresso Nacional dos grupos PET Engenharia Civil (CONPET CIVIL).

IMG_6690

IMG_6652

Grupo PET Civil UFJF

A primeira edição do CONPET Civil foi organizada e realizada pelo grupo PET de Engenharia Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora. Devido ao grande sucesso, o evento ganhou uma segunda edição, tendo sido sediado na Universidade Estadual de Maringá. Em 2016, na sua terceira edição, o congresso contou com a participação de 11 diferentes grupos PET de Engenharia Civil, totalizando 105 pessoas envolvidas nas atividades do evento. As universidades participantes foram: Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal de Ceará (UFC), UNESP Ilha Solteira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e por fim a Universidade Federal do Paraná (UFPR), sede do evento.

IMG_6588

Grupos PET Engenharia Civil

Sob o tema “Os desafios da educação em Engenharia Civil” o congresso teve por objetivo promover a interação entre os docentes e discentes participantes do Programa de Educação Tutorial de Engenharia Civil, visando a troca de experiências e conhecimento entre eles. Para tal, o evento ofereceu espaços para discussão e apresentação de temas pertinentes ao programa e à profissão do engenheiro civil.

Durantes os 3 dias de evento, os petianos e tutores participaram de palestras, mesas redondas, grupos de discussão, apresentação de trabalhos, atividades integradoras e competições de engenharia. A obtenção de experiências e aprendizado foi indiscutível.

IMG_6689

As seguintes PALESTRAS foram organizadas:

  • O ensino de Engenharia Civil e seus Atores Principais;
  • Desafios da Gestão da Água e o Saneamento – Perspectivas para os próximos 10 anos;
  • A participação do engenheiro civil no desenvolvimento de uma nação;
  • Processo de Planejamento Urbano em Curitiba.

O evento ainda contou com uma Mesa Redonda sobre “Os desafios da educação na Engenharia”, com 4 Grupos de Discussão (GD’s) e com a apresentação de 14 trabalhos, listados a seguir.

GRUPOS DE DISCUSSÃO

  • Novas estratégias e práticas pedagógicas no curso de Engenharia Civil;
  • Dificuldade na elevação da qualidade acadêmica;
  • Programa de Educação Tutorial como consolidador e difusor da educação tutorial;
  • Prática da articulação da tríade: ensino, pesquisa e extensão.

TRABALHOS

Apresentação do Projeto Mãos à Obra desenvolvido pelo PET Civil UFJF

Apresentação do Projeto Mãos à Obra desenvolvido pelo PET Civil UFJF

Uma das inovações da 3ª edição foi a criação de um ISSN (International Standard Serial Number), dando maior credibilidade e oficialidade a publicação gerada. O Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, é o identificador de publicações seriadas aceito internacionalmente. O ISSN foi pago, é único e será usado o mesmo para todas as próximas edições do CONPET. A taxa é única, não sendo necessário pagar anualmente.

IMG_6691

Além disso, todos o resumos expandidos publicados no evento foram vinculados à um DOI (Digital Object Identifier). DOI é um padrão para identificação de documentos em redes de computadores, como a Internet. Para acessar os trabalhos e seus respectivos números DOI acesse: http://dx.doi.org/10.12702/III.CONPET-CIVIL.2016

Com relação à competição de engenharia promovida pelo PET Civil da UFPR, ela baseou-se no Mola Structural Model, um kit estrutural desenvolvido para simular, em escala reduzida, o comportamento de estruturas dos mais diversos tipos. Durante a competição, os petianos foram desafiados a construir diferentes armações e buscaram projetar, na etapa final, a estrutura mais alta possível e resistente ao impacto de um certo peso na bancada onde se apoiavam.

Ao fim do Congresso, um balanço geral das atividades foi realizado, tendo sido destacado os excelentes resultados obtidos no âmbito da troca de experiências entre os grupos e do aprendizado obtido ao longo das atividades do evento.

O IV CONPET CIVIL será sediado em Fortaleza, Ceará pelo grupo PET Civil da UFC! #PartiuFortaleza

Fonte: IIICONPET; Biblioteca Virtual;

Anúncios

Um pensamento sobre “III CONPET CIVIL

  1. Cobertura maneiríssima do evento!
    Cada vez um CONPET mais profissional, com mais atividades… muito legal ver nosso legado crescendo 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s