Piso Fotocatalítico

Imagine um material capaz de transformar poluentes presentes na atmosfera em adubo? Achou estranho? Mas isso já é possível através de uma tecnologia fotocatalítica aplicada em pisos e revestimentos que podem transformar os óxidos e dióxidos de nitrogênio (NOx) lançados no ar em adubo.

De acordo com a organização mundial da saúde, a poluição atmosférica é um problema que causa sérios danos ao bem estar e a saúde da população. Os poluentes matam anualmente cerca de 8 milhões de pessoas em todo mundo. A OMS fez um ranking das cidades com os piores índices de poluição do ar que colocou São Paulo em sexto lugar, o cenário não é muito diferente em outras metrópoles nacionais e internacionais, como Pequim (China), Las Vegas (EUA) e Rio de Janeiro.

Diante disso, surgem alternativas e novas tecnologias criadas por empresas do mundo todo para minimizar os efeitos da poluição no planeta. Os materiais fotocatalíticos são soluções eficientes e ideais para grandes cidades. No Brasil, esse material recebeu o nome de DENOX, e segundo o fabricante, uma empresa especializada em em pisos e revestimentos de concreto arquitetônico, a técnica atua como um agente sustentável sem modificar a estética do produto.

O funcionamento do sistema se dá por reações químicas ocorridas em um ambiente com condições climáticas comuns. Os raios ultravioletas incidem no material, juntamente com a umidade do ar e o dióxido de titânio presente no material, possibilitando a ação fotocatalisadora, transformando os NOx em nitrato.denox2

A aparência final do material composto é a mesma do que o material feito com concreto tradicional, no entanto, enquanto as pavimentações tradicionais contribuem ainda mais para a emissão de gases tóxicos, o DENOX é capaz de reduzir a poluição local em 40%. O material também possui propriedades bactericidas e degrada manchas de origem orgânicas.

O Aeroporto de Malpensa, na Itália, e o Hospital Manuel Gea Gonzales, no México, são alguns dos exemplos de espaços construídos com materiais fotocatalíticos com o objetivo de reduzir a poluição do ar. No Brasil, em São Paulo foi feita a primeira obra pública com material fotocatalítico, na rua 7 de abril. A construção civil é um setor que causa grande impacto ao ambiente, diante desse fato tornam-se necessárias alternativas como estas que presam pela sustentabilidade e minimização desses impactos.denox_montagem (1)

fonte: blogdaengenharia

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s