Aterros Estruturados

O solo mole possui baixos valores de resistência não drenada e resistência ao corte, valores de compressibilidade elevadas e baixa permeabilidade. Portanto, a altura do aterro deve ser limitada para não haver cargas muito elevadas sobre o solo de fundação.

Detalhe de aterro estruturado com reforço (geogrelha).

Detalhe de aterro estruturado com reforço (geogrelha).

Com a finalidade de aumentar a carga, foram desenvolvidas diversas técnicas, dentre elas o reforço por colunas (com ou sem geogrelha), que consegue suportar as cargas transmitidas pela estrutura. A transferência é permitida pois as colunas possuem maior rigidez, que faz com que haja uma concentração de tensões, esta que depende da diferença de rigidez entre a coluna e o solo de fundação, e que influencia no desenvolvimento dos recalques.

Detalhe da distribuição de tensões nas estacas e no reforço.

Detalhe da distribuição de tensões nas estacas e no reforço.

Um grande problema nesse contexto, é quando ocorre recalque diferencial no topo do aterro, algo que deve ser eliminado. Os fatores mais importantes que influenciam nos recalques são o afastamento entre colunas, o diâmetro das colunas, a altura do aterro, as sobrecargas e a qualidade do suporte.

Comparativo entre técnicas de infraestrutura em solos moles.

Comparativo entre técnicas de infraestrutura em solos moles.

Altura crítica é a altura de aterro a partir da qual os assentamentos diferenciais desenvolvidos na base do aterro, no contato com o solo tratado com colunas, não produzem assentamentos diferenciais significativos no seu topo.

Abaixo seguem imagens ilustrando algumas das técnicas mais utilizadas:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fontes: Infra-estrutura V – Notas de aula do Prof. Mario Riccio (Dep. Transportes e Geotecnia/UFJF); SPOTTI, A. P. (2006), “Aterro estaqueado reforçado instrumentado sobre solo mole” Tese de Doutorado,COPPE/UFRJ; CARREIRA, M. I. S. (2014), “Altura crítica em aterros suportados por colunas de areia encamisadas” Tese de Mestrado,COPPE/UFRJ.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s