Zaha Hadid: Arquiteta Pioneira

Em 31 de março de 2016 faleceu a primeira mulher vencedora de um prêmio Pritzker (2004). Ganhadora também de dois prêmios Sterling, Zaha Hadid foi uma arquiteta pioneira “corajosa e radical”. Nascida no Iraque, causou um enorme impacto no mundo da arquitetura.

imagem destacada

zaha

O trabalho de Hadid se encaixa no cenário ousado que surgia nos anos 80, um movimento pós-moderno caracterizado pelo desenvolvimento de uma arquitetura não linear, funcional e extremamente inteligente. Uma linha de raciocínio focada na fragmentação de elementos e estruturas, distorcendo por completo a maior parte dos princípios dessa ciência. Um caos controlado, imprevisível, estimulante e inspirador.

A sua principal característica é a complexa dinâmica da curvilineariade. É possível identificar novos conceitos e métodos, que são diferentes do repertório da arquitetura tradicional e moderna, de tal ordem que podemos dizer que é um novo paradigma da arquitetura. Os conceitos partilhados, os repertórios formais, as técnicas computadorizadas que caracterizam estas obras estão a formar um novo estilo hegemônico. Zaha reforça as curvas femininas em seus projetos, destacando a figura da mulher. Ela criou uma verdadeira vertente da arquitetura, com seus projetos ousados e polêmicos que causam discussão e atraem jovens seguidores no mundo todo.

Possui diversas obras mundialmente conhecidas. Dentre elas, se destacam:

  • Glasgow Riverside Museum of Transport:

size_810_16_9_Riverside_Museum_-_22-06-2011

A obra fica ao lado do rio Clyde, em Glasgow, na Escócia, e foi pensada para ser uma ligação desse canal fluvial com a cidade – é por isso que o Riverside Museum é aberto nas duas extremidades. Por dentro, curvas em sua estrutura fazem com que o visitante transite de forma fluida pelas cerca de 3.000 peças ligadas à história do transporte e da tecnologia na cidade. O projeto imita um rio sólido.

  • Bergisel Ski Jump:

size_810_16_9_Bergisel_Ski_Jump_22-06-2011

Localizado na montanha de  Bergisel, na Áustria, essa pista para competições de salto em esqui foi inaugurada em 2002.

  • Chanel Mobile Art Pavilion:

size_810_16_9_Chanel_Mobile_Art_Pavilion_-_22-06-2011

Assim como os trabalhos da Chanel, o pavilhão é um conjunto coeso e elegante, feito de forma estratificada e com detalhes requintados. Com ar futurista, o prédio é composto por elementos que formam um arco contínuo, com um pátio central. Por ser itinerante, o prédio foi feito com uma estrutura de aço que pode ser erguida em uma semana.

  • Heydar Aliyev Center:

heyda

Localizado na cidade de Baku, no Azerbaijão, o complexo é destinado a projetos culturais. O empreendimento tem fachada sinuosa envidraçada, marca registrada da arquiteta, e é integrado com uma praça externa. Foi pensado para “acolher, abraçar e direcionar os visitantes através dos diferentes níveis do interior”

  • Guangzhou Opera House:

opera

O projeto, que se encontra na China, foi baseado na paisagem natural do entorno, principalmente em relação ao rio Pearl, próximo ao empreendimento, evocando os princípios de erosão e geologia. A arquitetura foi influenciada pelos vales do rio, e como ele se transforma com a erosão.

  • Sheikh Zayed Bridge:

ZHA_Sheikh_Zayed_Bridge_-¬Hufton_Crow_2

Considerada uma das pontes mais complexas já construída, a ponte, localizada em Abu Dhabi, possui arcos curvos evocam as ondulações das dunas de areia, seu design é dinâmico e leve com cores sutis que percorrem sua espinha. As pistas são suspensas por arcos de aço simétricos, formando a espécie de uma onda em movimento.

  • Centro aquático de Londres:

londres

Inspirado na geometria da água em movimento, criando espaços e ambiente envolventes que refletem a paisagem ribeirinha próxima do Parque Olímpico. Um telhado ondulado parte do chão como uma onda, envolve as piscinas do Centro com um gesto unificado de fluidez.

Essas são apenas algumas das diversas obras projetadas por Zaha Hadid. Sua ausência será extremamente sentida. A arquiteta pioneira deixou um legado que será para sempre valorizado.

 Fontes: BBC Brasil, aU, Arquitetura e Urbanismo

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s