Microlattice – Material metálico mais leve do mundo

A parceria entre  a Boeing, umas das maiores empresas de aviação do mundo, a Universidade da Califórnia, o HRL Laboratories e o Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos resultou no confecção de um composto metálico muito leve e altamente resistente podendo revolucionar futuramente a aviação.

O Microlattice, nome dado ao material, é um polímero de metal com estrutura predominantemente oca, os espaços vazios são preenchidos por ar, proporcionando resistência e suporte a impactos de grande magnitude, apesar de ser extremamente leve. É como se fosse uma malha, são inúmeros microtubos metálicos com diâmetro menor que um fio de cabelo entrelaçados.

O matérial se assemelha com a estrutura de um osso, possuindo a parte externa mais rígida e o interior poroso, mais ainda sim resistindo a pressões consideráveis. Pesquisadores mostraram as características do material arremessando um ovo envolvido por um cubo feito pelo material de uma altura de 25 andares.

A aposta da Boeing é usar o material em algumas partes das aeronaves, como no painel da parede lateral, no bagageiro e nos painéis do piso, favorecendo a redução de peso e visando a redução da quantidade gasta de combustível pelo avião. Visto que, o querosene, combustível mais usado, libera poluentes nocivos à saúde, como monóxido e dióxido de carbono, hidrocarbonetos gasosos e óxidos de nitrogênio.

fonte: blogdaengenharia

Anúncios

Um pensamento sobre “Microlattice – Material metálico mais leve do mundo

  1. Pingback: Microlattice – Material metálico mais leve do mundo – Mestredeobraaristaquebarros.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s