O Museu do Amanhã

O Blog do PET Civil, no ano de 2011 escreveu um artigo sobre os projetos para o Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro. Neste ano de 2016, faremos um resgate desse tema, pois a obra foi finalmente concluída e o projeto toma espaço no “hoje”.

O projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava é de uma construção com um pé no futuro e moderna, que busca revitalizar a zona portuária da capital fluminense ao lado da Baía de Guanabara. O empreendimento foi inaugurado  no dia 19 de dezembro de 2015.  A área total vinculada ao espaço é de 5 milhões de metros quadrados e agrega muita história na forma de um renascer de um local marcado pelo atraso e abandono. Não só como um Museu, mas como um ícone, o marco transforma o atraso em avanço.

A iniciativa veio da parte da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Fundação Roberto Marinho. Está localizada no Pier Mauá, próximo ao Museu de Arte do Rio. O complexo, ainda em formação, foi apelidado de “Porto Maravilha”.arq_66758

O Museu busca uma pegada diferente dos tradicionais. Ele envolve o público em uma experiência sensorial e audiovisual. Com mostras interativas e cientificamente fundamentadas, as exposições apresentam um alto teor tecnológico e sustentável na busca de mostrar o passado, o presente e o futuro dos próximos 50 anos.

As bromélias do jardim botânico inspiraram as formas orgânicas do edifício, cercado por espelhos d’água e espaço para lazer ao ar livre. Quanto ao espaço interno, há um auditório com 400 lugares, uma loja e espaço de alimentação.  A primeira exposição temporária foi “Perimetral”, de Vik Muniz e, em seguida, o tema “Santos Dumont: um visionário brasileiro” no início deste ano.

Seis grandes tendências são exploradas no museu: mudanças climáticas; alteração da biodiversidade; crescimento da população e da longevidade; maior integração e diferenciação de culturas; avanço da tecnologia e expansão do conhecimento. Fisicamente, o museu se divide em cinco áreas, sendo elas: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós.

No Cosmos, o público viaja dentro de um domo negro, vendo em 360º um panorama geral desde a galáxia até as partículas microscópicas. Na Terra,três cubos representam a “Matéria, Vida e Pensamento”, gerando uma reflexão sobre os processos envolvidos no nosso planeta e as relações humanas com a natureza.

    Museu-Catavento-otima-opcao-familia_ACRIMA20160108_0040_23museu-do-amanha-terra

Totens com 10 metros de altura são as instalações do Antropocentro, mostrando o impacto que o ser humano gera no clima e na biodiversidade durante o momento presente. Os “Amanhãs” se desdobram em uma área em layout de origami, onde é possível usar de recursos tecnológicos para simular a pegada ecológica e administrar os recursos do planeta para mantê-lo saudável.

museu-do-amanha-2jpg

Na área final do “Nós” a imersão é em forma de luzes e sons; dentro de uma oca, o público admira a passagem do conhecimento de uma geração para a outra, representada pelo churinga, um amuleto australiano.

753210a2-d0a1-434c-867e-c9f6a8e9c283

O Museu do Amanhã possui a certificação Leed (Liderança em Energia e Projeto Ambiental), concedida pelo Green Building Council. Para tanto, as ideias difundidas pelo mesmo tiveram de ser aplicadas na realidade. O uso dos recursos ao seu redor foi bem intenso. A água da Baía de Guanabara é captada e utilizada nos espelhos d’água e no sistema de refrigeração do edifício através de ar condicionado. Além disso, o telhado é projetado para captar água da chuva, que é utilizada nos sanitários e na irrigação dos jardins.

Rio de Janeiro - Para celebrar a inauguração do Museu do Amanhã, na Praça Mauá, aberto pela primeira vez ao público neste fim de semana, a Prefeitura do Rio realiza o Viradão do Amanhã (Tomaz Silva/Agência Brasil)

É com essa tendência de pensar e fazer melhor que a mudança começou. O local foi recebido muito bem pela comunidade e já é visível a revitalização da zona. Paralelo à mudança no “hoje”, os visitantes saem tocados pela experiência e prontos para fazer um “amanhã” bem melhor para as futuras gerações.

Porto Maravilha 

Abertura

BBC Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s