ProjetEEE – Eficiência Energética em Edificações

Engenheiros civis são responsáveis, literal e metaforicamente, pela construção de um novo mundo. Das construções de pedra aos arranha-céus de concreto armado, a atividade foi sempre pautada por certos paradigmas e tendências construtivas. Independentemente do que o futuro reserva para a construção civil, pode-se afirmar com elevado grau de certeza que uma das diretrizes que guiarão projetos no futuro – e que já guiam um número crescente de engenheiros – será a eficiência energética. À medida que cresce nas sociedades a consciência da importância de se preservar o meio ambiente, cresce também a necessidade – e a pressão – para que as edificações sejam projetadas “verdes”, ou seja, que tenham o menor impacto possível na natureza e usem da maneira mais eficiente os recursos naturais dos quais necessita.

projeteee

Nesse cenário de mudança, uma iniciativa se destaca: o ProjetEEE –  Projetando Edifícios Energeticamente Eficientes. Desenvolvida inicialmente pela PROCEL/Eletrobras e pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, e agora administrada pelo Ministério do Meio Ambiente, o  ProjetEEE é uma ferramenta online que “apresenta dados de caracterização climática de mais de 400 cidades brasileiras, com indicação das estratégias de projeto mais apropriadas a cada região e detalhamentos da aplicação prática destas estratégias.”

layout projeteee

O ProjetEEE se configura como uma plataforma online com diversas seções que fornecem aos usuários informações climáticas sobre determinada cidade escolhida – gráficos com temperatura média, no qual se destacada a zona térmica de conforto, por exemplos – além de estratégias para o aproveitamento dos recursos naturais. Isto é, a plataforma fornece opções para aproveitar a radiação solar incidente como aquecimento, ou opções de construção que diminuam a necessidade de sistemas de refrigeração. Inclusos estão ainda bibliotecas com materiais e equipamentos, exemplos, fotos e aplicações reais, tutoriais e manuais de projeto.

Rosa dos ventos – São Paulo (SP)

 

Temperatura e zona de conforto – Juiz de Fora (MG)

A plataforma dá acesso ao programa Sol-Ar, desenvolvido pelo Laboratório de Eficiência Energética em Edificações- LabEEE/UFSC, que permite a manipulação da carta solar e da rosa dos ventos nas cidades selecionadas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para acessar o site, clique em ProjetEEE.

__

Fontes: ProjetEEERevista Techné e Ministério do Meio Ambiente

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s