10 Dicas para você ler mais livros por ano

De passeio na blogosfera, encontramos de tudo. E ao ler esse artigo, pensa-se instantaneamente em como todos cedo ou tarde esbarram no impasse: estudar x ler por prazer.

E pra completar o raciocínio, há a escolha óbvia da questão anterior (estudar), e nos livros de leitura para discussão que vagam pelas estantes do PET… Então aproveite que 2016 apenas começou e dê uma lida nestas 10 dicas para você ler mais livros durante o ano.

Em homenagem a todos nós, leitores preguiçosos (já notei que os estudantes de Engenharia geralmente possuem essa fama!), aqui vão dicas para lermos mais e melhor!

estudar-sem-esforco

1. Mantenha um controle sobre seus livros lidos
Quem não controla não sabe para onde está indo. Quantos livros você leu no último ano? E no ano anterior? E em 2001? Como você vai querer aumentar a quantidade de livros lidos se nem ao menos sabe quantos livros está lendo por ano?

Portanto podemos implementar um controle simples como este aqui. Assim sabe-se a quantidade de livros que se lê por ano e também que livro leu-se em qual época. Neste controle também inclui-se uma pequena resenha do livro e uma nota, de 1 a 5 estrelas, para ter uma ideia de qual foi o melhor livro que leu-se em cada ano. Por estar disponível na Internet, o controle também ajuda outras pessoas que querem sugestões de livros para ler.

2. Intercale leituras
Troque o gênero do livro a cada nova leitura. Se você acabou de ler um livro de ficção procure ler em seguida um de não-ficção. Se leu um livro de auto-ajuda, leia agora um relato de aventura. Leu um livro grosso e levou mais de um mês? Agora leia um livro fininho num final de semana.

O importante aqui é manter o seu interesse sempre em alta. Quando você se dedica somente a um assunto chega uma hora em que o seu nível de interesse cai drasticamente. Intercalando o tipo de leitura, o tamanho do livro e o seu gênero o fôlego continua sempre forte e o interesse não decai.

Approvi-Cursos-Preparatórios-5

3. Troque dicas de leitura
Nada melhor do que uma boa dica para você descobrir um livro maravilhoso. E que tal 30 ótimas dicas de leitura? Aproveite seus amigos e conhecidos e garimpe dicas sobre livros que podem te interessar. Só cuidado com os gostos pessoais de cada um. É comum alguém amar um livro enquanto que o outro odeia o mesmo título. Veja se o seu gosto bate com o gosto da pessoa que indicou comparando livros que vocês dois já leram. Garimpe também na Internet e em grupos de discussão ou até mesmo nos sites das livrarias. O que importa aqui é ter várias recomendações. Depois é só usar o seu bom senso e ir atrás do livro que mais lhe interessar.

4. Leia de forma paralela
As razões são várias: desde a troca de um livro que está em uma parte chata por outro mais emocionante até a compra de um novo. A ideia é ler sempre, constantemente, mesmo que você vá deixando livros pela metade. Opa, mas nada de deixá-lo pela metade indefinidamente. Você tem que ter um prazo para acabar de ler o livro iniciado.

Por exemplo, pode-se começar a ler vários livros ao mesmo tempo e só se preocupar em terminá-los quando inicia o mês de novembro. Desta maneira sabe-se que tem-se ainda dois meses pela frente até o final do ano. Desta maneira não inicia-se livros novos e termina-se os antigos. Em resumo, abra muitas frentes, mas não se esqueça de fechá-las antes de apagarem a luz.

5. Leia em mídias diferentes
Quem disse que livro é só aquela coisa de papel que pega poeira na sua estante? Hoje em dia existem várias opções de leitura que podem otimizar o seu tempo, gerando um número maior de livros lidos no ano. Um bom hábito é escutar livros no carro ou no mp3-player. Este tipo de livro de áudio (audiobook) não é muito difundido no Brasil, mas é largamente utilizado em outros países, como os Estados Unidos e a Europa. Se você lê/ouve inglês tem uma avalanche de títulos disponíveis. A grande vantagem é otimizar o seu tempo, além de melhorar a sua fluência na língua estrangeira. Que coisa melhor você pode fazer quando se desloca para o trabalho ou está preso em um engarrafamento?

Outra opção são os PDA, tipo Palm. Com as novas telas de alto contraste é possível ler livros inteiros nas pequeninas telinhas dos computadores de mão, sem falar nos e-readers, como exemplos tem-se Kindle, Kobo e Lev.

E não se esqueça dos gibis. Existem ótimas graphic novels que são verdadeiros livros.

fotos-shutterstock-e-getty-images

6. Leia sempre e de forma constante
Aqui vale a máxima da história da lebre e da tartaruga: mais vale ler devagar e sempre do que rápido parando várias vezes pelo caminho. Estipule uma meta e tente cumpri-la. Leia uma página por dia e terá lido um livro de 300 páginas num ano; leia 10 páginas por dia e em um ano terá lido 18 livros de 200 páginas. Lembre-se: devagar e sempre.

7. Leia livros do seu interesse
Parece óbvio falar isso, mas quanto mais você ler livros que te interessam, maior será o seu prazer na leitura e mais livros lerá por causa disso. Sim, é verdade. Tem muita gente que tenta ler livros que não gosta e por isso demora tanto tempo para acabá-los. Se você chegou a um terço do livro e não está gostando do conteúdo, largue-o e comece outro. É melhor ficar vermelho uma vez do que amarelo para sempre.

8. Abuse do livro
Os puritanos que me perdoem, mas livro é para ser usado, dobrado e rabiscado. Alguns tratam os livros como entidades supremas, intocadas, mas se ganha muito mais quando ele é usado realmente. Faça anotações, risque e rabisque. Se você não anotar vai esquecer rapidamente aquela passagem super interessante ou a dica especial dada pelo autor. Quer ter um livro intacto? Então compre outro para deixar na estante. Os R$20 ou R$30 a mais que você vai gastar vão valer centenas de vezes a mais com informações que você pode acessar de forma rápida, ao invés de folhear centenas de páginas atrás do que procura.

o livro dos espiritos a1

9. Leia em vários lugares
Recomendo que tenha sempre um livro à mão. Nunca se sabe quando você poderá ficar parado no trânsito, numa fila ou em qualquer outro lugar que não te permita fazer outra coisa. E isso inclui o banheiro ou os 5 minutos do intervalo de um programa de TV que você está assistindo. Falando nisso, veja menos televisão. Você vai ver que sua vida vai melhorar muito! Leia andando na rua e na espera do estacionamento.

Mesmo que possa ler somente um parágrafo nestes intervalos, já vale a pena. A soma destas pequenas leituras em um ano podem ser um livro a mais no seu total. Use um marcador que facilite a sua rápida localização no texto. Colocar o marcador na linha onde se parou pode ser uma boa ideia, pois ajuda a achar rapidamente o ponto de continuação.

10. Vire rato de livraria
Mesmo com pouco tempo, dê uma olhada geral para ver o que está disponível. Na maioria das vezes não precisa comprar nada, mas isso manterá você atualizado com o que há de novo no mercado, além de trazer gratas surpresas. Vários livros excelentes podem ser encontrados com a peregrinação nas livrarias.

leituras

Conclusão

Então, está preparado? Comece hoje mesmo! Pegue aquele livro que está parado na sua estante e leia pelo menos 10 páginas. Deixe outro livro no carro e um pequeno na sua mochila. Boa leitura!

Fontes: Empirical Empire

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s