Sisbrick – Tijolo isolante sísmico

Fatores naturais sempre influenciam na construção civil, que tenta sempre se adaptar para melhor contornar os problemas existentes em determinadas áreas, em especial os que podem comprometer as estruturas e a segurança das pessoas, como é o caso dos abalos sísmicos, como terremotos.

Desenvolvidos por engenheiros da Universidade Politécnica de Valência (UPV), na Espanha, os tijolos sisbrick objetivam proteger as paredes dos edifícios contra terremotos. A tecnologia combina materiais, não divulgados, que absorvem os movimentos sísmicos horizontais e que suportam e mantêm cargas verticais. Devem ser usados apenas em paredes divisórias, evitando que a carga seja transferida para a estrutura principal do edifício durante a ocorrência de abalos, o que reduz o risco de impacto de terremotos sobre a integridade estrutural das construções. Reduz também as tensões entre vigas e pilares e as paredes.

Sisbrick

Sisbrick

De acordo com os testes, se dispostos de maneira específica e calculada, é necessária uma quantidade relativamente pequena dos tijolos especiais para atingir o isolamento sísmico. Os estudos mostraram que paredes de partição que incorporam Sisbricks podem absorver movimentos horizontais três vezes mais fortes do que as que utilizam tijolos convencionais.

O produto já patenteado pela UPV está sendo testado no que diz respeito aos isolamentos térmico e acústico, a fim de cumprir as especificações normativas. Agora, a instituição está a procura de investidores para viabilizar a fabricação e comercialização do Sisbrick.

Marca impresa sisbrick

Marca impressa Sisbrick

Fontes: Phys, UPV

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s