Pórtico de Natal

Possuindo o record de “Estrutura com maior Balanço em Concreto Protendido do Brasil” pela RankBrasil desde 2009, o Pórtico Monumental de Natal no Rio Grande do Norte é uma belíssima obra de arte localizada na Principal via de acesso desta cidade.


Com uma incrível estrutura de 60 metros, sendo 10 metros de engaste e 50 metros em balanço, pode ser observada por todos que chegam a Natal pela BR-101. Como um cometa reluzente, acaba com estruturas metálicas inscritas em uma esfera.

Esta grande estrutura atravessa a rodovia e acaba na calçada do outro lado onde encontam-se estátuas dos Três Reis Magos. A estrutura completa foi feita em comemoração aos 400 anos da cidade, em 1999, e representa o cometa que orientou os Reis Magos à Belém para o nascimento de Jesus Cristo.
As responsabilidades da obra deste monumento ficaram por conta dos projetistas estruturais José Pereira da Silva, Flávio César Pereira e Fábio Sérgio Pereira. O responsável pelo projeto arquitetônico do Pórtico é Moacyr Gomes. Mesmo com o grande desafio de construir sem obstruir o trânsito, esta Obra de Arte foi realizada no tempo recorde de 60 dias.

Estruturalmente falando, foram utilizados 102 m³ de concreto protendido e para esta protensão, 26 cabos de 12 cordoalhas de 12,7 mm de aço RB-190. Com um ângulo de 37 graus, possui base principal triangular com 4,54 m por 6,39 m de altura e extremidade de base 0,70 m e altura 1,0 m.

Fonte: Portal do Concreto, RankBrasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s