A Construção do Ano 2015

A obra arquitetônica de Singapura conhecida como “Jenga Village” foi projetada pelo arquiteto alemão Ole Scheeren e tira o fôlego de quem a vê.

Com uma concepção totalmente diferente da usual, a construção traz consigo uma bagagem filosófica e social bem extensa. O criador do projeto disse que ao pensar sobre as obras atuais, via um único padrão vertical sem muitas variações e, então, achou uma maneira de mostrar ao mundo que há outras maneiras de se fazer uma moradia.

Com as células do conjunto arquitetônico posicionadas horizontalmente, ele fez uma série de conexões entre os blocos de forma diagonal, criando um desenho irregular e intrigante com 31 unidades habitacionais integradas.

The-Interlace-key-image

Além do caráter inovador quanto ao estilo, a diferença também está em vantagens ambientais, uma vez que o layout favoreceu a maximização dos fenômenos de iluminação e de ventilação, além da criação de um grande número de terraços para banhos de sol e de piscina e de oito jardins hexagonais para a convivência e o contato com o verde.

6748827_ole-scheerens-vertical-village-named_d97ac234_m

A construção tem efeito estético impressionante, pois é feita de material branco com detalhes hexagonais, simulando a superfície de um disco voador idealizado nas telas de cinema. O verde dos jardins e o azul das piscinas e espelhos d’água chamam a atenção. A conexão irregular põe abaixo a teoria da verticalização e mostra exageradamente outra forma de se construir. É incrível: ao se olhar de baixo para cima pode-se ver a base de vários prédios suspensos e saber que tudo está em equilíbrio.

2a99d26201f6b82db933b948a30ca5e8

O prêmio foi mais do que merecido, mas o maior contentamento foi a mensagem transmitida.

Jenga Village Singapura

Anúncios

Um pensamento sobre “A Construção do Ano 2015

  1. Boa tarde tenho vontade de conhecer a tecnologias da construção civil. Aqui no Brasil a coisa não muda é tudo do tempo quando Dº João VI. Ninguém tem interesse de mudar nada. Estou batalhando só pesquisando e executando formas para o ano que vem. Estou preparando um show Hum para mostra o público quando ele construir sua casa. Tenho casa pronto toda de placa de concreto leve. As paredes são de placas de alta resistente. Com todos ós laudos técnicos do IPT e falcão Bauer. E da caixa econômica federal. O projeto é ótimo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s