A Construção de Estradas : história e procedimentos

Antigamente o transporte fluvial era muito mais rápido e mais fácil do que o transporte rodoviário. Os romanos foram um dos primeiros a construir estradas pavimentadas em pedra no norte da África e da Europa para apoiar as suas operações militares. Mais tarde, os árabes construíram estradas que foram cobertas com alcatrão. Quer conhecer as estradas mais incríveis do mundo?! Acesse aqui

File Name : DSCN0028.JPG File Size : 443.7KB (454364 bytes) Date Taken : Dom 3 mar 2002 15:04:37 Image Size : 1280 x 960 pixels Resolution : 300 x 300 dpi Bit Depth : 8 bits/channel Protection Attribute : Off Camera ID : N/A Camera : E995 Quality Mode : FINE Metering Mode : Matrix Exposure Mode : Programmed Auto Speed Light : No Focal Length : 8.2 mm Shutter Speed : 1/264.4 seconds Aperture : F4.2 Exposure Compensation : 0.0 EV White Balance : Auto Lens : Built-in Flash Sync Mode : N/A Exposure Difference : N/A Flexible Program : N/A Sensitivity : Auto Sharpening : Auto Image Type : Color Color Mode : N/A Hue Adjustment : N/A Saturation Control : Normal Tone Compensation : Auto Latitude(GPS) : N/A Longitude(GPS) : N/A Altitude(GPS) : N/A

A Via Ápia foi o principal trecho da grande extensão de cobertura oferecida pelas estradas romanas, fato que deu origem ao ditado popular: “todas os caminhos levam a Roma”.

As técnicas de construção de estradas melhoraram gradualmente com o passar dos anos, através do estudo do tráfego rodoviário, do alinhamento das estradas, e cálculo adequado dos gradientes de inclinação, além disso, os materiais de construção de estradas se tornaram mais modernos e eficazes. 

A construção moderna de estradas  envolve a remoção de obstáculos geográficos , bem como a utilização de novos materiais de construção que são muito mais evoluídos e duráveis. Rocha e terra são removidas por explosão ou escavação. Os aterros , túneis e pontes , são construídos , e caso necessário,  a vegetação é removida. Finalmente, o material do pavimento é colocado usando uma gama de equipamentos de construção de estradas.

Estradas são basicamente construídas para a circulação de veículos e pedestres. A drenagem pluvial e os fatores ecológicos devem ser considerados seriamente, além disso, sedimentos e erosão devem ser controlados. 

A terraplenagem é uma das obras mais importantes envolvidas na construção de estradas. Este processo inclui a escavação, remoção de material, enchimento, compactação e construção. O teor de umidade do solo é controlado durante todo o processo, e a compactação é feita de acordo com procedimentos de projeto padrão.

002

Com o  crescimento do  tráfego e o aumento exponencialmente da carga veicular, técnicas de gerenciamento de construção passaram a ser muito necessárias. A concepção segura de estradas, a  gestão do espaço e uma drenagem adequada de água são os principais aspectos que os engenheiros de campo têm de cuidar.

 Fonte: BrightHubEngineeringRoadConstructionTechniques

Anúncios

Um pensamento sobre “A Construção de Estradas : história e procedimentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s