Torre transforma vapor atmosférico em água potável – WarkaWater

A ideia surgiu durante uma viagem à Etiópia, na qual o arquiteto italiano Arturo Vittori se fascinou pelas paisagens naturais da região e se atentou a um problema latente: a falta de água.

Pensando em resolver esse problema, Vittori desenvolveu a WarkaWater, uma torre que capta o vapor atmosférico e o transforma em água potável. Segundo ele, a novidade é uma forma revolucionária de evitar o consumo de água contaminada nos países da África. A estrutura é uma alternativa simples, não necessitando de nenhuma forma de tecnologia cara e sofisticada. Ela é construída de materiais encontrados na própria região.

A estrutura possui cerca de 8 metros de altura e seu “esqueleto” é feito de bambu, podendo ser utilizados outros materiais predominantes nos arredores, como talos de juncus, por exemplo. Internamente é forrada com uma malha plástica, semelhante aos sacos usados no transporte de frutas e legumes, composta por fibras de náilon e polipropileno, materiais que ajudam a captar as partículas e as encaminham para um reservatório localizado na parte inferior do projeto.

Cada captador custa em média US$ 550, e requer cerca de uma semana e 4 pessoas para a construção. A ideia é ser construída pelos próprios nativo, pois não requer a utilização de equipamentos construtivos. Estima-se que o WarkaWater seja capaz de coletar cem litros de água por dia, provenientes da chuva, orvalho e neblina.

O arquiteto já desenvolveu uma segunda versão aprimorada da ideia original, WarkaWater2, que será implantada na África em 2015. Foi adicionada uma coroa de espelhos no topo, visando repelir pássaros e assim diminuir ainda mais a contaminação.

Além de todas as vantagens, a estrutura ainda é uma bela escultura, inspirada nas paisagens naturais da região.

4

Fontes: Architecture and Vision, Téchne

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s