Especial Dia Nacional da Segurança no Trabalho – Cenário atual da Segurança no Trabalho

Seguranca copy

Como hoje é considerado o Dia Nacional da Segurança no Trabalho, o PET Civil resolveu fazer um post especial, contando um pouco sobre o cenário atual no Brasil e as novas medidas que são utilizadas. O Blog do PET Civil já possui alguns posts sobre a Segurança no Trabalho, para acessar clique aqui.

Segurança no Trabalho pode ser entendida como conjunto de medidas e ações que são adotadas visando diminuir os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, e assim proteger a integridade do trabalhador no ambiente de trabalho. Infelizmente poucos são os executivos que compreendem que os mesmos fatores que ocasionam acidentes, estão também criando perdas de eficiência bem como problemas de qualidade, custo e de imagem da empresa.

A melhor maneira de minimizar os custos da empresa é investir na prevenção. Muitos empresários têm a ideia errada de que devem diminuir seus investimentos em equipamentos de proteção individual, contratação de profissionais de segurança do trabalho e medidas de segurança. O custo de um acidente pode trazer inúmeros prejuízos à empresa, e o pior prejuízo não é o material e sim o pessoal, pois é impossível calcular o valor de uma vida. O acidente leva a encargos com advogados, perdas de tempo e materiais e na produção.

segurança-trabalho

A cada dia, sete brasileiros morrem vítimas de acidentes no ambiente de trabalho no Brasil, no qual os custos ultrapassam 32 bilhões de reais. São mais de 80 ocorrências por hora e o nosso país é o quarto com maior número de acidentes no trabalho, fato este devido a cultura de segurança aqui ser muito precária. Os setores de construção civil, transportes e agricultura são os maiores responsáveis, entretanto atualmente houve uma grande mudança no setor de metalurgia, com modelos de gestão e de estratégias que previnam acidentes. Um dos principais empecilhos para o desenvolvimento da cultura de segurança no trabalho, é a falta de fiscalização, principalmente pela alta demanda do Ministério do Trabalho, segundo Claudia Canto Souza, Engenheira de Segurança no Trabalho do IFPA.

Após o profissional da área avaliar as condições ambientais de trabalho, quanto aos riscos de acidentes e possíveis doenças, deve-se preocupar primeiro em aplicar medidas de segurança coletiva, para depois aplicar as medidas individuais. Os tipos de risco para a saúde podem ser físico, químico, ergonômico, biológico e acidental; e um acompanhamento médico, através de exames periódicos, se torna essencial para verificar se a saúde do trabalhador está sendo afetada.

Um novo modelo organizacional está apresentando redução expressiva no número de acidentes, com um conceito simples e de forma didática, é a Árvore da Segurança. Uma das raízes representa o compromisso da administração, que precisa cobrar e financiar efetivamente a segurança, através da obtenção de equipamentos e investimento em profissionais.

meio-ambiente-segurança-do-trabalho

Outra raiz é a gestão de riscos, que mostra como a empresa busca e identifica métodos para mitigar/eliminar riscos e incentivar funcionários a participarem de forma efetiva. A terceira raiz é a participação e envolvimento das pessoas, sendo o funcionário um colaborador para prevenção de acidentes. A última raiz é o treinamento profissional e comunicação, onde a empresa estabelece ferramentas para a comunicação com seus empregados. A SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes – é uma aliada muito interessante pois busca através de palestras, gincanas, teatro e atividades motivacionais, desenvolver a consciência e orientar o trabalhador sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

O psicólogo Jânio Souza, especialista em segurança no trabalho, diz que um estudo atual de Medição da Percepção de Risco é realizado em processos de seleção e recrutamento para cargos em empresas. Através de exames e introdução de avaliação quantitativa, que antes era apenas qualitativa, permitiu-se estabelecer de maneira precisa o perfil do indivíduo. Os exames psicométricos visam diminuir os acidentes causados por falhas humanas, medindo o processo perceptivo, decisório e psicomotor para avaliar se o candidato possui a habilidade necessária para tal atividade.

Dependendo do grau de “desvio” e do tipo de atividade realizada, a chance de ocorrer um acidente pode ser elevada. O indivíduo ao entender o “desvio” de suas habilidades, cria uma consciência de risco que gera um valor sobre sua saúde, alterando o seu comportamento de maneira pró-ativa para reajustar as suas habilidades. Dados estatísticos mostram que apenas 2% das pessoas não apresentaram mudanças comportamentais. Portanto, esta ferramenta moderna proporciona que a pessoa certa, esteja no lugar certo, e com o devido treinamento, esteja exercendo a atividade correta.

Vídeo:

Para finalizar, algumas dicas de comportamentos simples que podem evitar um acidente:

  • Não realizar atividades sem estar treinado, habilitado, qualificado, capacitado ou autorizado;
  • Não trabalhar sob efeito de álcool e drogas ilícitas;
  • Analisar os riscos das atividades e cumprir as medidas de prevenção e proteção adequadas;
  • Realizar trabalhos em altura com a utilização de cinto de segurança devidamente fixado ou medidas seguras aplicáveis;
  • Não acessar área isolada e sinalizada, onde ocorre a movimentação de cargas e equipamentos, sem a devida autorização;
  • Relatar todos os acidentes de trabalho;
  • Não desative dispositivo de segurança;
  • Não acessar áreas operacionais ou executar atividades sem fazer uso correto dos EPC’s e EPI’s obrigatórios;
  • Respeitar todas as regras de segurança.

Fontes: Segurança do Trabalho NWN, Análise e Gerenciamento de Riscos de Processos Industriais, Youtube, SIPAT, Nova Era Silicon.

Anúncios

Um pensamento sobre “Especial Dia Nacional da Segurança no Trabalho – Cenário atual da Segurança no Trabalho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s