Jardim geométrico que ameniza poluição sonora na Holanda

O aeroporto de Schiphol, na Holanda causava grande ruído sonoro nas regiões ao seu entorno incomodando a população, como acontece na maioria dos aeroportos localizados dentro de grandes cidades pelo mundo. Diante desse problema, arquitetos, engenheiros e designers projetaram um grande jardim de 810.000 metros quadrados em forma de um labirinto com cumes em diferentes níveis, que ficou conhecido como Buitenschot Land Art Park. Após a finalização da obra em 2013, os resultados mostraram que o projeto foi bem sucedido, a poluição sonora nos 35 pontos de monitoramento caiu pela metade, de forma que o ruído estava abaixo dos níveis recomendados.Buitenschot-Land-Art-Park-Paul-de-Kort-HNS-Landschapsarchitecten-1-537x358

Localizado ao sul de Amsterdã, o Schiphol é um dos aeroportos mais movimentados do mundo, com mais de 1600 partidas e chegadas diariamente. O problema surgiu em 2003, quando os moradores de localidades próximas ao aeroporto começaram a reclamar do barulho, que podia ser ouvido a quase 30 quilômetros de distância, depois da construção de uma nova plataforma.

Em 2008, os administradores do aeroporto iniciaram uma pesquisa com a finalidade de minimizar o problema, e após os estudos descobriram que o barulho diminuía em épocas que os agricultores aravam os campos nos arredores do aeroporto. Isso acontecia, pois os sulcos feitos na terra pelos equipamentos de aragem absorviam o som.

O desenho do parque, feito pelo artista holandês Paul de Kort, foi inspirado na obra geométrica de um alemão do século 18. Trabalhos demonstrando a relação entre ruídos e geometria já haviam sido desenvolvidos em 1787 pelo físico e músico Ernest Chaladni, atualmente esse estudo é conhecido por Figuras geométricas de Chaladni. De kort usou GPS para que os 150 sulcos ficassem perfeitamente retos, alinhados e simétricos. Entre os cumes foram construídos miniparques e ciclovias com livre acesso para que a população pudesse praticar atividades de lazer.

Um estudo da NASA sobre o parque, mostra que foi adotada uma solução eficiente para o controle de ruídos no aeroporto porque não foi uma medida feita em apenas um nível, como a redução do número de vôos que poderia causar problemas econômicos, mas sim uma solução paralela que podem inspirar outros aeroportos a construírem seus próprios parques.

Fonte: infoabril

Anúncios

Um pensamento sobre “Jardim geométrico que ameniza poluição sonora na Holanda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s