Arranha-céu de 57 andares é erguido em apenas 19 dias!

Este foi o novo recorde da Broad Sustainable Building Corporation, especialista em edifícios pré-fabricados. O grupo chinês de engenharia e construção ficou famoso mundialmente por feitios do tipo e sua grande ambição, sendo citado em nosso blog por suas antigas conquistas. A empresa utiliza-se de um método modular de construção, sendo os blocos da estrutura entregados prontos ao local, conseguindo assim atingir a incrível média de 3 pisos por dia.

O Mini Sky City, localizado em Changsha, capital da província de Hunan, foi erguido em Março deste ano. Possui 186.000 metros quadrados distribuídos pelos seus 57 andares e é constituído por 800 apartamentos e 19 salas, com capacidade para 4.000 pessoas. Possui ainda 19 átrios centrais, de 10 metros de altura cada.

Explicando a velocidade de conclusão das obras, o engenheiro da BSBC Chen Xianggian simplifica dizendo que o método de construção em módulos consiste em juntarem todos os blocos, ao invés de construir tijolo sobre tijolo. Segundo o arquiteto Zhang Xianmin, além de extremamente rápida, a técnica reduz o uso de cimento em até 15.000 caminhões, sendo assim muito mais sustentável. “Isso quase elimina a emissão de pó no ar, algo muito importante em uma China muito afetada pela poluição”, destaca.

Ainda sobre a má qualidade do ar na região, o edifício foi equipado com avançadas tecnologias de purificação, permitindo a retenção de mais de 99% de partículas e a renovação total do volume de ar do edifício cerca de 7 vezes por hora. Deve-se ressaltar também a eficiência energética do Mini Sky City, que economiza o equivalente a 12.000 toneladas de dióxido de carbono comparado a prédios de mesmo tamanho.

Outra novidade na construção é a chamada Sky Street, uma rampa de 3,6 quilômetros que faz ligação direta com todos os andares. Esta permite o acesso de bicicletas e pequenos veículos a qualquer andar do edifício.

Sky Street

Sky Street

A origem do nome

A torre mencionada ganhou este apelido devido ao antigo projeto da Broad chamado Sky City, que deveria ser construído em apenas 90 dias e tomaria o posto do Burj Khalifa, de Dubai, como edifício mais alto do mundo. A torre deverá ter 220 andares, totalizando 838 metros de altura.

Porém, a obra que estava prevista para 2013, só teve início em 2014 na própria cidade de Changsha, já sem prazos exatos e com planejamento completamente diferente do inicial. Atualmente ela se encontra paralisada devido a problemas relacionados com a aprovação oficial e dúvidas sobre a viabilidade econômica e segurança do edifício. Possivelmente, a tecnologia de pré-fabricação da BSBC não é aplicável a edifícios de altura tão exagerada. Ainda.

Projeto Sky City

Projeto Sky City

Se você se interessou pela empresa e pelos antigos recordes mencionados no início da reportagem, visite também Chineses constroem hotel de 15 andares em 6 dias! e Prédios na China construídos em tempo recorde, que falam sobre os outros edifícios pré-moldados construídos em tempo recorde pela Broad, considerados os maiores na época em que foram erguidos.

Fonte: Broad Group, G1, Engenhariacivil.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s