Aktivhaus B10 – A primeira casa autossustentável do mundo


Localizada na cidade de Stuttgart, na Alemanha, a casa chamada de Aktivhaus foi financiada pelo governo alemão e utiliza técnicas avançadas de energia renovável e  um sistema de “auto-controle”. Baseada no conceito do “triple zero“: zero energia, zero emissão e zero resíduo.

O objetivo do projeto, desenvolvido pelo Stuttgart Institute of Sustainability Stiftung e financiado pelo governo alemão, é demonstrar como materiais inovadores e tecnologias sustentáveis podem oferecer modernidade às residências. A casa fica perto do condomínio de Weissenhof, construído em 1927, que possui muitas inovações tecnológicas em sua extensão.

Planta da casa Aktivhaus

Planta da casa Aktivhaus

A casa possui 90 metros quadrados, e gera o dobro de energia necessária para seu consumo, alimentando ainda dois carros elétricos. A energia é produzida por meio de um sistema instalado no telhado que combina placas fotovoltaicas e tecnologias solares térmicas, gerando eletricidade e calor ao mesmo tempo. Ela gera 8.300 kWh de eletricidade ao ano e possui 85 m². Apesar de seu formato retangular simples, pode receber novos pavimentos, tornando possível a criação de edifícios residenciais com características autossustentáveis.

Todo o sistema da casa é controlado por smartphones ou tablets, como a cobertura automática das janelas por painéis isolantes que evitam qualquer desperdício de energia durante a noite, acender ou apagar as luzes, recarregar o carro elétrico ou esquentar o ambiente antes de entrar na casa.

Componentes da casa

Componentes da casa

Frontalmente é coberta por vidros semi translúcidos, aproveitando luz e ventilação natural.

Como é um protótipo, ela será completamente desmontada e reconstruída em outro lugar, podendo ser reciclada completamente. Na segunda fase dos testes, dois estudantes morarão nela, para testar seu desempenho 24 horas por dia numa situação real.

Construção

Construção

 

Fontes: InhabitatRibaj

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Aktivhaus B10 – A primeira casa autossustentável do mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s