O BIM e suas características

O BIM (Building Information Modeling), é uma plataforma formada por um conjunto de programas trabalhando juntos para a criação de um modelo tridimensional. É carregado de diversas informações referentes as mais diversas vias do projeto de acordo com o detalhamento do modelo desejado, a fim de se criar uma orientação para o andamento da obra como: posicionamento de equipamentos, vias de acesso no canteiro, o cronograma, erros de sequenciamento dos processos, instalações de segurança, explicita o trabalho em progresso e  a viabilidade financeira do projeto, como citado em um post anterior deste blog.

Segundo professor Carlos Formoso, da Universidade Federal do Rio Grande do sul (UFRGS), somente 30% do tempo de uma obra é utilizado para os processos produtivos. Os outros 70% são desperdiçados em processos que não agregam valor diretamente, como fluxos logísticos, atividades de inspeção, retrabalhos e fluxos de informação (o tempo que as pessoas perdem para saber o que, quando e como fazer as coisas), assim sendo, a utilização dos recursos provenientes do BIM, vem a agilizar esses processos, minimizando o tempo perdido entre um processo e outro.

A plataforma se divide em dimensões de acordo com o nível de detalhamento exigido pela obra e suas proporções, sempre vendo a viabilidade financeira na utilização de um recurso como esse, já que a montagem e modelagem de um projeto em BIM é demorada e relativamente cara (se levar em consideração a necessidade de conhecimento técnico e computadores de alto desempenho).

Plataforma em 3D:

O projeto em BIM 3D consiste na montagem do modelo em três dimensões, utilizando os diversos projetos, como os das instalações hidráulicas, elétricas, etc
Uma das grandes vantagens do BIM 3D é o que se chama de clash detection(detecção de conflitos), isto é, a identificação de inconsistências entre os diversos projetos, como uma porta fora de lugar, um tubo que “colide” com um pilar, etc.


Plataforma em 4D:

O BIM 4D conta com o acréscimo da variável tempo em relação ao 3D, havendo a possibilidade de simular o andamento dos processos construtivos de acordo com o cronograma estipulado, podendo simular assim,  situações possíveis  de atrasos e empecilhos existentes, como trabalhos feitos fora de sequência ou conflitos de planejamento entre as várias disciplinas da construção, de modo a alcançar a otimização do planejamento da construção.

Plataforma em 5D:

No BIM 5D, agrega-se a dimensão custo ao modelo tridimensional, unindo, por exemplo, a pilastra a ser utilizada a seu orçamento.

Plataforma em 6D:

Na plataforma em 6D, adiciona-se o cálculo das variantes temporais e de utilização, nos permitindo gerenciar o ciclo de vida do projeto em questão, através de planos de manutenção.

Atualmente, muitas obras tem utilizado os recursos do BIM, um exemplo são os projetos das estações Eucaliptos e Moema, da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo.  “A análise 4D realizada sobre os modelos BIM das estações nos permitiu realizar diferentes estudos de cenários e a partir destes estudos modificar o cronograma de forma a gerar distribuições mais otimizadas das atividades, viabilizando inclusive uma melhor sincronização com os trabalhos dos outros lotes da Linha 5”, disse Alan Hoffmann, Coordenador de Planejamento do Consórcio.

A análise dos modelos formados ainda auxiliou na busca por melhores maneiras de execução da obra, “Através de diferentes cenários apresentados, conseguimos mostrar as vantagens e desvantagens entre cada uma das alternativas, permitindo ao cliente escolher a solução que melhor lhe atendesse”, explica engenheiro Marcelo Tâmega, coordenador de projetos.

Fontes: TéchnePINIEngenhariadecustosPINIArquitetura, Estudoem4D

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s