Asfalto com plástico começa a ser utilizado no Canadá

110440Vancouver Plastic Asphalt

Os resíduos plásticos, como sacolas e garrafas, podem ter uma nova utilização: a composição do asfalto. Com o objetivo de se tornar a cidade mais verde do mundo, Vancouver é a primeira cidade do mundo a pavimentar suas estradas com asfalto misturado a plástico reciclado. A cidade tem trabalhado com a Green Mantra de Toronto com o objetivo de aprimorar o material granular que é adicionado ao asfalto.

 De acordo com Peter Judd, gerente geral de serviços de engenharia da cidade, o uso do plástico faz com que menos gases nocivos sejam liberados durante o processo de asfaltamento, com isso, 300 toneladas de gases que contribuem com o efeito estufa deixam de ser liberados anualmente.

1354746566_02

Essa economia se deve ao fato de que ao contrário da pavimentação convencional, o asfalto ecológico não requer altas temperaturas para ser aplicado nas vias públicas. Assim, o combustível que seria utilizado para esquentar o pavimento é economizado em 20%.

Por outro lado, esse processo chega a ser 3% mais caro do que a pavimentação convencional, mas espera-se que essa diferença diminua com o aumento da procura pelo asfalto ecológico.

11476.21651-Asfalto-plastico-reciclado

O plástico reciclado representa apenas 1% de toda a mistura. Além disso, o asfalto, que ainda está em fase de testes, deverá ser mais duradouro e fácil de ser reutilizado, também gerando economia de materiais.

Fontes: Sustentabilidade Digital, ecycle

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s