Energia alternativa – LucidPipes

No Brasil, um dos meios mais utilizados para a obtenção de energia elétrica é através da água, onde entram em cena as grandes hidrelétricas como a Usina de Itaipu, que explora o potencial hidráulico existente no Rio Paraná. No entanto, você já pensou na possibilidade de aproveitar essa mesma força em escalas menores, como nos encanamentos das cidades que levam a água dos reservatórios até sua casa? Pois é, isso já é possível. Uma empresa norte-americana chamada Lucid Energy, pioneira no setor de energias renováveis, desenvolveu essa tecnologia que pode ser uma alternativa em épocas de crise ambiental.

O sistema foi instalado em Portland, nos Estados Unidos. Os canos conhecidos como LucidPipes possuem em seu interior pequenas turbinas que giram conforme a pressão exercida pela água nas tubulações da rede de distribuição da cidade. Dessa forma, a energia mecânica produzida pela rotação das turbinas é transmitida para geradores acoplados na parte superior dos encanamentos e armazenada na forma de energia elétrica.

roda

A quantidade de energia elétrica gerada depende de algumas condições. Por exemplo, o volume de água que flui em um cano de 150 centímetros de diâmetro, com uma velocidade de 2 m/s e 276 kPa de excesso de pressão, quando atravessa e gira uma turbina do sistema é capaz de gerar 100 kW. Agora, imagine uma associação em série ao longo de um trecho curto podendo gerar milhares de megawatt hora de energia sustentável.

Diferente de outros sistemas de aproveitamento de energias renováveis, como a eólica e a solar, este não depende do horário e das condições climáticas presentes no dia, incluindo a intensidade dos ventos e a radiação solar.  É dependente apenas do fluxo de água corrente nas tubulações, que é considerado um ambiente controlado, possibilitando então a geração constante de eletricidade.

De acordo com o presidente e diretor executivo da Lucid Energy, Gregg Samler, é difícil encontrar uma nova forma de energia que não cause danos ao ambiente e esta está dentro de um cano, portanto nenhuma espécie pode ser ameaçada.

Atualmente, apesar da energia produzida pelo mecanismo não ser suficiente para alimentar uma cidade inteira, ela é utilizada na usina de tratamento de água de Portland. O processo para tornar a água potável demanda uma grande quantidade de energia, fazendo com que o mesmo se torne caro. Dessa maneira, a energia oriunda dos LucidPipes minimiza os custos na produção, logo torna o preço final da água mais barato para o consumidor.

O projeto teve sua execução ampliada em janeiro de 2015 e já obteve um resultado satisfatório gerando 200 kW de energia extra para a PGE (Portland General Electric). A empresa estima que nas próximas duas décadas irá produzir mais de dois milhões de dólares de eletricidade e pretende expandir o sistema para outras cidades e até mesmo outros países.

fonte: ReclameaquiInfo, engenhariacivil

Anúncios

Um pensamento sobre “Energia alternativa – LucidPipes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s