PET Civil Sem Fronteiras – Universidade do Algarve

petsemfronteiras

por Guilherme Giordano

A maioria das pessoas que pensam em fazer intercâmbio procuram pelo Ciência sem Fronteiras (CsF), um programa do Governo Federal e, que atualmente, é o maior do país. Porém, existem outros programas de intercâmbio dentro das universidades, seja ele ofertado pela própria ou por uma instituição que incentiva a causa. Eu sou uma das pessoas que escolheram outro programa.

Sou Guilherme Giordano de Paula Guimarães, 22 anos, aluno do 9º período de Engenharia Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora e realizei de agosto de 2014 a fevereiro de 2015, intercâmbio na Universidade do Algarve, Faro, Portugal.

O programa

Cursar parte da graduação no exterior e ainda vivenciar a língua e a cultura de um país estrangeiro. Aprender novos conteúdos, novas formas de pensar sua área de estudos e ter contato com professores e pesquisadores de referência internacional antes mesmo de concluir o curso superior. Essas são as oportunidades que a Universidade Federal de Juiz de Fora, através da Secretaria de Relações Internacionais, procura oferecer a seus graduandos através do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação – PII-GRAD.

O PII-GRAD tem por objetivo promover o envio de graduandos da UFJF para cursar um ou dois semestres em universidades conveniadas no exterior.

O programa tem crescido sensivelmente desde 2003. Na última edição do PII-GRAD (2014), na qual participei, foram ofertadas 310 vagas, distribuídas em 44 instituições estrangeiras. O número total de bolsas concedidas no último processo seletivo foi de 100. Cada bolsa com o valor único de R$10.000,00, para custear todo o período de intercâmbio. A cada ano, um novo edital é publicado.

As escolhas

A primeira escolha que temos que fazer é se realmente queremos realizar um intercâmbio, e colocarmos isso como prioridade no momento e depois seguir em frente com a ideia.

Eu optei por este programa, principalmente pelo fato da duração ser de seis meses, um período, o que facilitaria no meu tempo de curso para se formar. Gostaria de dizer que foi uma opção pessoal, já que o CsF é uma escolha para muitos da engenharia. O interesante é que o PIIGRAD tem muitas oportunidades para a área de humanas, mas dentro do processo tem espaço para todos. As etapas do meu processo seletivo foram: análise de currículo, carta de motivação e entrevista.

Depois, tive que decidir em qual país e lugar iria realizá-lo, e logo me veio Portugal, já que é um país com grande tradição nas universidades, a exemplo da Universidade de Coimbra (1290) e, sobretudo, falante da língua portuguesa. Além de que, com o valor da bolsa recebido, daria para me sustentar por mais tempo sem auxílio direto dos meus pais. Dentre as opções de universidade, todas tinham boa reputação, então tentei conciliar com a cidade (custo e qualidade de vida) e escolhi a Universidade do Algarve, em Faro.

img

Cidade de Faro

Vídeo

A universidade

A Universidade do Algarve (UAlg) é uma instituição recente, 1979, comparando-a com as antigas universidades portuguesas. Uma universidade referência em biologia marinha e no turismo e que possui excelentes cursos, com professores doutores com experiência em toda Europa.

Suas instalações são modernas e divididas em dois principais campi: Campus Gambelas e Campus Penha. O Instituto Superior de Engenharia se encontra no Campus Penha, próximo ao centro da cidade, e onde cursei Engenharia Civil.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Realizei disciplinas da licenciatura e do mestrado, além de ter cursado uma disciplina de Espanhol. A grade curricular do curso é bem parecida com a do Brasil, visto que as engenharias possuem métodos tradicionais aplicados no mundo inteiro.

Na Europa, a graduação tem a duração de 3 anos, de acordo com a Declaração de Bolonha e com isso, há alguns conteúdos que não são vistos por eles ou abordados de forma mais resumida. Isso para muitos é ruim, mas lá entende-se que é necessário haver um complemento à graduação, como uma pós ou um mestrado e, com isso, tem-se a plena formação.

Uma curiosidade das Universidades Portuguesas, é o traje acadêmico, cada uma possui o seu, com sua particularidade e história. Os portugueses só podem vestir o traje depois de um período determinado e após terem vividos muitas provações em seus trotes. Para os fãs de Harry Potter, a autora J. K. Rowling morou na cidade do Porto, onde obteve diversas inspirações para o primeiro livro. A principal delas é o traje acadêmico.

img7

img8

 Exemplo de Traje Acadêmico

Adaptação

Eu cheguei em agosto, final do verão, então a adaptação do clima foi tranquila. Faro é a capital do Algarve, região sul de Portugal conhecida pelas belas praias e paisagens. Possui todos os serviços de uma cidade de grande porte do Brasil, incluindo Aeroporto Internacional, a diferença é que possui em torno de 60.000 habitantes (2011).

Algarve, Portugal

Algarve, Portugal

Muitos me perguntam sobre o português de Portugal. Na realidade, quando cheguei ficava um pouco sem graça de falar e até chegava a conversar em inglês com alguns portugueses e não entendia muitas expressões e a pronúncia. Com um pouco de convivência, isso muda e vemos que é a mesma língua, porém com expressões diferentes. Alguns tugas dizem que falamos brasileiro, será?

O custo de vida em Portugal é muito baixo comparado com os principais países da Europa, exceto Espanha. Alimentação muito boa e barata, destacando o azeite, bacalhau, vinho e produtos industrializados, que possuem mais opções e que não têm no Brasil. O aluguel é barato já que se divide os apartamentos com mais pessoas. No meu caso morei com mais 3 pessoas e ficava em média 150 euros (500 reais aprox.), por pessoa, com internet, gás, luz e água. Transporte não é caro, já que Faro não é muito grande e estudava próximo a região central. O ônibus mensal era em torno de 30 euros até a praia.

A UAlg, através do Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade (GRIM), proporcionou a Orientation Week, na qual fomos muito bem recepcionados e conhecemos a cultura portuguesa, as instalações da universidade e sua organização e fizemos um tour pela cidade de Faro.

A Universidade do Algarve possui muitos acordos de mobilidade, principalmente o ERASMUS, programa de mobilidade na Europa. Lá em Portugal, é como se fôssemos Erasmus, e sem dúvida, fazemos parte dessa família.

Erasmus 2014-2015 UAlg

Erasmus 2014-2015 UAlg

Oportunidade

Depois de ter retornado ao Brasil, deixo aqui o incentivo à todos para realizarem intercâmbio, seja por mais tempo ou menos, mas vá. Uma experiência para a vida toda, onde conheci pessoas incríveis, de todos os lugares do Brasil e do mundo.

Apesar de morar em Portugal, pude praticar muito o inglês, convivendo com os Erasmus e viajando, ressaltando a importância de se falá-lo. Sem dúvidas, lá é bem mais fácil viajar e oportunidades não faltam.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixo aqui o meu agradecimento ao PET Civil, por ter me apoiado na minha escolha e ter sido parte fundamental para minha aprovação no processo. Também agradecer a Universidade do Algarve, minha coordenadora Conceição e ao GRIM.

Anúncios

2 pensamentos sobre “PET Civil Sem Fronteiras – Universidade do Algarve

  1. como você fez para ter acesso a grade curricular do curso de engenharia civil ? Não estou conseguindo obter. Se tiver, poderia enviar para o meu e-mail?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s