Nikola Tesla – “O Inventor da Modernidade”

Tesla_circa_1890

No dia 07/01/2015 completou 72 anos da morte de um cientista não tão famoso quanto o Einstein ou Thomas Edison, mas que suas descobertas e invenções apresentam um impacto essencial na maioria das tecnologias modernas. Além desses feitos históricos que serão abordados neste post, Testa também apresenta características exímias que o colocam em destaque, como por exemplo o fato de ter memória fotográfica que permitiu a ele não “apenas” domínio total em sua área, mas também com que fosse fluente em 8 idiomas.Ele apresentava consciência ambientalista, se preocupando com a velocidade com a qual estaríamos consumindo recursos naturais e realizou pesquisas voltadas a formas alternativas de obtenção de energia.6a00d8341bfb1653ef0176173407d7970c

Após estudar 4 anos de matemática, física e mecânica na Escola Politécnica em Gratz, Áustria, Tesla já apresentava extrema compreensão da eletricidade (ciência ainda nova na época), o que o permitiu a invenção do auto-falante e o desenvolvimento da ideia de um campo magnético rotativo (o que se transformaria mais tarde no motor de indução, amplamente utilizado e indispensável nos dia de hoje) com apenas 25 anos.Três anos depois, Nikola Tesla foi para os Estados Unidos, onde trabalhou por um período de tempo para Thomas Edison onde aperfeiçoou os motores e geradores de corrente contínua deste segundo cientista, porém, devido a desavenças e negligências de Edison contra Tesla, surgiu uma rivalidade entre os dois com vastas consequências. Com o apoio de seus investidores Thomas Edison fez tudo a seu alcance para impedir o desenvolvimento da idéia de Tesla, a corrente alternada, embora esta fosse muito mais eficiente e prática. Consequentemente, foi implementado em Nova Iorque a iluminação por corrente contínua. Entretanto, em 1899, o sistema de corrente alternada é utilizado em um grande evento demonstrando a sua praticidade e segurança, desmitificando o que foi dito por Thomas Edison e sendo implantado nas cidades.

Nikola Tesla também é o inventor da transmissão de energia sem fio, através de antenas, o que permitiu o desenvolvimento do rádio e radares, sendo o autor das experiências que estabeleceram as leis da propagação das ondas de rádio. Em 1900, ele escreveu um texto extremamente atual no qual ele cita a possibilidade da comunicação entre pontos opostos no globo sem fio, mostrando o potencial de suas invenções. Embora tenha sido financiado e tenha iniciado a construção de instalações para botar em prática seus estudos, o financiamento foi repentinamente cortado ao ser manifestado que tal forma de fornecimento de energia não poderia ser medida nem cobrada.

doc13

Este importante cientista também se mostrou atuante nas áreas mecânicas, desenvolvendo o sistema de ignição de automóveis a gasolina que apresenta componentes com pouquíssimas alterações até a atualidade. Além disso, ele também desenvolveu um modelo de motor que ao ser estudado hoje em dia e com os materiais atuais é previsto a superar os motores utilizados nos dias de hoje na economia, longevidade, adaptabilidade a diferentes combustíveis e na relação custo/potência.

CBC

Com seus financiamentos cortados, desiludido com as intrigas do mundo industrial e financeiro, tendo seu laboratório supostamente sabotado e com as referências ao seu trabalho sendo retiradas dos livros científicos, Nikola Tesla entra em falência e acaba entrando em um “exílio” aparecendo raramente em público e não mais publicando trabalhos, morrendo em 1943. Embora tenha este trágico fim, é lógico colocar Nikola Tesla entre os principais cientistas de todos os tempos, não só pela mentalidade a frente de seu tempo, mas pelas invenções de essencial utilidade nos dias de hoje e pelas pesquisas escritas estudadas até no presente.

Fonte: Wikipedia, EngenhariaE, SerMelhor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s