Pipe Jacking – Tecnologia de Túneis

Os métodos tradicionais para construir, reparar ou substituir infra-estruturas subterrâneas na maioria das vezes consistem na abertura de trincheiras, esses métodos se tornam mais demorados e trabalhosos,  já que para executá-los com eficiência, algumas atividades devem ser realizadas, como o controle do fluxo de tráfego, o rebaixamento do nível d’água, a  reposição do pavimento e a criação de rotas de desvio.

A tecnologia Pipe Jacking é um sistema de encapsulamento utilizado especificamente para a instalação de dutos subterrâneos, que impacta minimamente a superfície permitindo a execução de obras subterrâneas sem interrupção do trânsito, sem necessidade de rebaixamento do lençol freático, sem necessidade de revestimento, além de possuir um prazo de execução muito inferior ao dos métodos tradicionais.

Ela é utilizada principalmente para a construção de rede de esgoto e também para revestir rede de gás e de água, oleodutos, eletricidade e instalações de telecomunicações, bueiros e metrôs.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A execução de túneis por esse sistema necessita de um escavador e um cravador, denominados shield  e pipe jacking respectivamente, além disso, são necessários no mínimo dois poços para entrada e saída dos materiais e equipamentos  (emboque e desemboque). Depois de construídos os poços, instala-se o cravador no emboque e inicia-se o trabalho com o escavador. Em seguida, são cravados os tubos de concreto que empurrarão o escavador até o poço de desemboque. É importante observar que o Pipe Jacking é um método linear de execução de túneis, ou seja, para que se tenha curvas ao longo do túnel é necessário que no desemboque, se inicie um novo emboque com a direção angular pretendida.

Entenda como funciona a montagem de túneis Pipe Jacking:

Fontes: Pipejacking, Geocompany, HOBASEngineeringGuide, OqueéPipeJacking

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s