Estaca tipo Hélice Contínua

Estaca é um elemento estrutural esbelto que é colocado ou moldado no solo por cravação ou perfuração. Tem por finalidade transmitir cargas ao solo pela resistência sob sua extremidade inferior (resistência de ponta ou de base) e/ou pela resistência ao longo de sua superfície lateral (resistência de fuste).

A estaca tipo hélice contínua é uma estaca de concreto moldada “in loco”, que é executada com auxílio de trado contínuo e injeção de concreto através da haste central do trado. A injeção é feita simultaneamente à retirada da haste do furo.

Conjunto de estacas hélice contínua sendo executadas. Fonte: Geofix Fundações

Conjunto de estacas hélice contínua sendo executadas. Fonte: Geofix Fundações

Método construtivo:

  • Perfuração da hélice no terreno por meio de torque apropriado.
  • A haste de perfuração é composta por uma hélice espiral solidarizada a um tubo central, equipada com dentes na extremidade inferior que possibilitam a sua penetração no terreno.
haste de

Haste de perfuração. Fonte: fundacoesestacahelice.blogspot.com.br

 

  • Alcançada a profundidade, o concreto é bombeado por esse tubo, preenchendo a cavidade deixada pela hélice, que é extraída lentamente.

Sequência executiva da hélice contínua. Fonte: Geofund

O concreto normalmente utilizado apresenta resistência característica fck de 18 Mpa, é bombeável e composto de areia e brita 0, com consumo de cimento de 350 a 450 kg/m³. O Slump é mantido entre 200 e 240mm.

A metodologia de perfuração permite a execução dessas estacas em terrenos coesivos e arenosos, na presença ou não do lençol freático e atravessa camadas de solos resistentes com índices de STP acima de 50, dependendo do tipo de equipamento utilizado. A velocidade de perfuração produz em média 250m por dia dependendo do diâmetro da hélice, da profundidade e da resistência do terreno.

equipa

Equipamento de execução da hélice contínua. Fonte: Drillmine

O método de execução da estaca hélice contínua exige a colocação da armação após a sua concretagem. A armação, em forma de gaiola, é introduzida na estaca por gravidade, ou com o auxílio de um pilão de pequena carga, ou vibrador.

Armadura sendo colocada. Fonte: fundacoesestacahelice.blogspot.com.br

Armadura sendo colocada. Fonte: fundacoesestacahelice.blogspot.com.br

Vantagens

  • Grande variedade do diâmetro e comprimento dos trados. Os diâmetros disponíveis variam de 27 centímetros a 1 metro, com profundidades que podem alcançar 32 metros.
Trados. Fonte: Cietec

Trados. Fonte: Cietec

  • Maior segurança na realização da obra, pois como a injeção de concreto é feita simultaneamente à retirada da haste do furo, evita-se desmoronamentos.
Perfuração da estaca. Fonte: fundacoesestacahelice.blogspot.com.br

Perfuração da estaca. Fonte: fundacoesestacahelice.blogspot.com.br

  • Ela é bastante utilizada em regiões e áreas densamente ocupadas, pois seu ruído e vibrações  são extremamente baixos e não causa descompressão do terreno.
  • Em obras onde há um grande número de estacas com diâmetros diferentes, a hélice contínua é uma excelente solução técnica devido à produtividade alcançada.
  • Pode ser executada com inclinação de até 25%.

Desvantagens

  • Limitações quanto ao porte do equipamento – as áreas de trabalho devem ser planas e de fácil movimentação.
Equipamento de execução da hélice contínua em terreno devidamente. Fonte: Roca Fundações

Equipamento de execução da hélice contínua em terreno devidamente plano. Fonte: Roca Fundações

  • Os custos de mobilização dos equipamentos envolvidos é considerável, assim é necessário um número mínimo de estacas para que essa alternativa se torne vantajosa economicamente.

Fonte: Apostila de Geotecnia de Fundações UFJF – Professor Márcio Marangon, Site Engenharia, Roca Fundações, Portal Virtuhab, ABESC

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s